POLÍTICAS DE DROGAS E ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: REVISÃO DE ESCOPO

Autores

  • Núbia Dias Costa Caetano Universidade Estadual do Ceará
  • Adriano Rodrigues de Souza Universidade Federal do Ceará
  • Maria Eliana Peixoto Bessa Universidade Federal do Ceará
  • Juliana Braga de Paula Centro Universitário Uni7

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14637

Palavras-chave:

Criança. Adolescente. Política de drogas. Assistência em saúde mental.

Resumo

O estudo teve como objetivo identificar pesquisas sobre o desenvolvimento de políticas de drogas para crianças e adolescentes no contexto da saúde mental pública. Realizou-se uma revisão de escopo entre julho e agosto de 2021 nas bases BVS, SciELO, Scopus e PubMed, utilizando os descritores drogas, saúde mental, adolescente e criança. Dez artigos foram incluídos, selecionados conforme critérios de inclusão e exclusão, publicados entre 2011 e 2021. A análise das políticas de drogas para crianças e adolescentes no âmbito da saúde mental revelou um processo de implementação que varia entre diretrizes compatíveis com a atenção psicossocial e uma abordagem fragmentada e "tutelar". Concluiu-se que os serviços de saúde mental devem garantir uma atenção psicossocial abrangente e acolhedora para crianças e adolescentes, assegurando assistência integral que atenda às necessidades desse grupo como sujeitos de direitos.

Biografia do Autor

Núbia Dias Costa Caetano, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Gestão em Saúde pelo Mestrado Profissional em Gestão em Saúde. Psicóloga da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Universidade Estadual do Ceará.

Adriano Rodrigues de Souza, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará. Professor da Faculdade IDOMED/Canindé e Professor convidado do Mestrado Profissional em Gestão em Saúde. Universidade Estadual do Ceará

Maria Eliana Peixoto Bessa, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Professora Substituta do Departamento de enfermagem da UFC e Professora convidado do Mestrado Profissional em Gestão em Saúde.

Juliana Braga de Paula, Centro Universitário Uni7

Doutora em Saúde Global e Sustentabilidade pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Professora do Centro Universitário Uni7. 

Downloads

Publicado

2024-06-19

Como Citar

Caetano, N. D. C., Souza, A. R. de, Bessa, M. E. P., & Paula, J. B. de. (2024). POLÍTICAS DE DROGAS E ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: REVISÃO DE ESCOPO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 3247–3257. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14637