ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Clarice Martins Monteiro de Miranda Universidade Paulista, Especialista em Educação Infanti
  • Dulcilene Nunes dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso, Especialista em Docência na Educação Infantil
  • Ericka Gomes Rodrigues Universitário, Especialista em Gestão
  • Ivana Maria do Carmo Siqueira Magalhães Universidade Federal de Mato Grosso, Especialista em Educação Infantil
  • Jucinete Bondespacho Arruda Mata Universidade Federal de Mato Grosso.

Palavras-chave:

Educação Infantil. Letramento. Alfabetização.

Resumo

Os tópicos sugeridos neste artigo dizem respeito à alfabetização na educação infantil, aos processos educativos da primeira infância, às atividades diárias dos alunos e à sua aprendizagem. Portanto, este artigo irá esclarecer a diferença entre alfabetização e letramento na educação infantil. A metodologia aplicada inclui alfabetização e pesquisa conceitual sobre os tópicos acima com base na alfabetização. O ato de ler e escrever deve começar na infância para que uma compreensão muito completa do mundo da leitura possa ser adquirida. Este estudo oferece sugestões para fazer com que a alfabetização aconteça todos os dias.

Biografia do Autor

Clarice Martins Monteiro de Miranda, Universidade Paulista, Especialista em Educação Infanti

Graduada em Pedagogia pela UNIP – Universidade Paulista, Especialista em Educação Infantil com ênfase em Educação Especial pela UniSerra – Faculdade de Educação de Tangará da Serra.

Dulcilene Nunes dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso, Especialista em Docência na Educação Infantil

Graduada em Pedagogia pela UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso, Especialista em Docência na Educação Infantil pela UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso.

Ericka Gomes Rodrigues, Universitário, Especialista em Gestão

Graduação em Pedagogia pela INVEST – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Graduada em Secretariado Executivo Bilíngue pelo UNIVAG – Centro Universitário, Especialista em Gestão de Pessoas Centro Universitário Cândido Rondon.

Ivana Maria do Carmo Siqueira Magalhães, Universidade Federal de Mato Grosso, Especialista em Educação Infantil

Graduada em Pedagogia pela UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso, Especialista em Educação Infantil e anos iniciais pela Faculdade -  UniBF.

Jucinete Bondespacho Arruda Mata, Universidade Federal de Mato Grosso.

Graduada em Pedagogia pela UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso.

Downloads

Publicado

07/06/2021

Como Citar

Miranda, C. M. M. de, Santos, D. N. dos . ., Rodrigues, E. G., Magalhães, I. M. do C. S. ., & Mata, J. B. A. . (2021). ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(6), 1210–1216. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/1462

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)