VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO NOS PLANOS DE CARGOS E CARREIRA DOS PROFESSORES DOS MUNICÍPIOS DE URUÇUÍ E CABECEIRAS DO PIAUÍ

Autores

  • Silvania Uchôa de Castro Universidade Federal do Piauí
  • Luís Carlos Sales Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14605

Palavras-chave:

Políticas educacionais. Valorização do magistério. Plano de carreira.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar aspectos da carreira e remuneração docentes, verificando em que perspectivas os planos de carreira avançaram e/ou retrocederam. A fim de alcançar o objetivo proposto, foi realizado análise dos planos de carreira dos municípios de Uruçuí e Cabeceiras do Piauí, bem como análise documental das legislações nacional e municipais sobre o tema em questão com base no referencial teórico constituído por: Cruz, Silva e Sousa (2021); Gatti e Barreto (2009); Dutra Júnior et al. (2000); Jacomini e Penna (2016) e Rolim e Guimarães (2022). Para análise dos planos de carreira, foram abordados os aspectos referentes à carreira e à remuneração do magistério, destacando as seguintes categorias: forma de ingresso e grau de formação necessária; jornada de trabalho e definição da hora atividade; critérios de movimentação na carreira; e componentes da remuneração docente. No geral, observou-se que, de acordo com a análise dos itens que compõem a remuneração do professor, os planos de carreira retroagiram, como, por exemplo, ao incorporar algumas gratificações ao vencimento para cumprir a legislação nacional, o que não gerou recursos novos para cumprir a determinação legal quanto ao pagamento do piso. Verificou-se, ainda, que o atual plano de Cabeceiras do Piauí não cumpre a legislação quanto à definição de carga horária de atividades extraclasse.

Biografia do Autor

Silvania Uchôa de Castro, Universidade Federal do Piauí

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí. Professora da rede pública municipal de Teresina. 

Luís Carlos Sales, Universidade Federal do Piauí

Doutor em Educação, Professor da Universidade Federal do Piauí. 

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Publicado

2024-06-19

Como Citar

Castro, S. U. de, & Sales, L. C. (2024). VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO NOS PLANOS DE CARGOS E CARREIRA DOS PROFESSORES DOS MUNICÍPIOS DE URUÇUÍ E CABECEIRAS DO PIAUÍ. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 3105–3126. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14605