A REFORMA ADMINISTRATIVA ESTATAL E OS EFEITOS DO PRINCÍPIO DA EFICIÊNCIA NA VIDA LABORAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS

https://doi.org/10.29327/211653.6.9-2

Autores

  • Pedro Gaudêncio Filho Naturalis Educação Superior- Gravatá/PE
  • Ana Cláudia Néri Bastos HarvardX University
  • Alessandra Batista de Mattos Gouveia Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Administração Pública. Eficiência. Gestão. Reforma administrativa. Servidor.

Resumo

O presente trabalho tem como objeto investigativo debater acerca da reforma administrativa no gerenciamento público e a inserção do princípio da eficiência nas organizações estatais e seus efeitos sobre o cumprimento das atividades laborais dos funcionários públicos. Para tanto, o trabalho apresentou os marcos legais e o princípio da eficiência na administração pública brasileira, e posteriormente se deteve na explanação acerca das reformas administrativas nacionais e o contexto econômico e políticos na qual se inserem, e seguiu fazendo uma análise da administração pública: Antes e depois da instituição do princípio da eficiência. Em continuidade, a investigação tratou do posicionamento dos servidores públicos após a implementação do princípio da eficiência, e finalmente discorreu sobre os diplomas jurídicos e as condições legais que garantem a estabilidade do servidor público. A metodologia adotada para a realização do presente estudo foi pesquisa bibliográfica. A justificativa para proceder com essa investigação se consubstanciou no entendimento do referido princípio e sua aplicabilidade, assim como, as penalidades diante de sua inobservância, sendo uma temática recorrente para os servidores públicos que se encontram em atividades e que gozam das condições de (re) qualificação pelo trabalho.

 

Biografia do Autor

Pedro Gaudêncio Filho, Naturalis Educação Superior- Gravatá/PE

Graduado em Direito pela universidade Salgado Filho- UNIVERSO, especialista em Gestão Jurídica no Poder Judiciário pela Faculdade Novo Horizonte e mestre em Educação, Ciências da Educação e Multidisciplinaridade pela Naturalis Educação Superior- Gravatá/PE. E- mail: pgaufilho@gmail.com.

Ana Cláudia Néri Bastos, HarvardX University

Graduada em pedagogia pela Universidade Federal da Bahia, especialista em Metodologia do ensino Superior pela Faculdade Dom Alberto- RS, aluna regular do Curso Entrepreneurship in Emerging Economies da HarvardX University. E- mail: anaclaudiabasttos@hotmail.com.

Alessandra Batista de Mattos Gouveia, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada  no  curso  de  bacharelado  em  Ciências  Biológicas  Universidade  de  Pernambuco,  Mestre  em Bioquímica pela Universidade Federal de Pernambuco, Doutorado em Biotecnologia-RENORBIO na área de saúde pela Universidade Estadual do Ceará e Pós-doc, pela Universidade Federal de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

Gaudêncio Filho, P. ., Cláudia Néri Bastos, A. ., & Batista de Mattos Gouveia, A. . (2020). A REFORMA ADMINISTRATIVA ESTATAL E OS EFEITOS DO PRINCÍPIO DA EFICIÊNCIA NA VIDA LABORAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS: https://doi.org/10.29327/211653.6.9-2. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(9), 16. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/145