A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AOS PORTADORES DE HANSENÍASE ASSISTIDOS PELA ATENÇÃO PRIMÁRIA: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Danyelle Fernandes de Oliveira Centro Universitário Santa Maria
  • Jaddy Eveny de Abreu Centro Universitário Santa Maria
  • Geane Silva Oliveira Centro Universitário Santa Maria
  • Anne Caroline de Souza Centro Universitário Santa Maria
  • Ocilma Barros de Quental Centro Universitário Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14488

Palavras-chave:

Hanseníase. Assistência de enfermagem. Cuidado de enfermagem.

Resumo

INTRODUÇÃO: No Brasil, a hanseníase é uma doença endêmica negligenciada que, associada a condições sanitárias precárias e à pobreza, representa um problema significativo de saúde pública. Dada a atuação direta do enfermeiro no cuidado, prevenção e tratamento da hanseníase, a literatura enfatiza a importância de construir vínculos e confiança durante as consultas de enfermagem. Esses fatores são cruciais para a qualidade da assistência, adesão ao tratamento e acompanhamento da doença. OBJETIVO: Analisar a assistência de enfermagem prestada aos portadores de hanseníase na atenção primária. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, a qual teve como pergunta norteadora "Qual a assistência de enfermagem deve ser prestada aos portadores de hanseníase assistidos pela atenção primária?", a qual foi realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), através das bases de dados online Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Literatita Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), utilizando os seguintes descritores: "hanseníase", "assistência de enfermagem", "cuidado de enfermagem", “atenção primária à saúde”, “atenção básica”, combinados com os operadores booleanos AND e OR, onde foram incluídos os artigos completos em português, inglês e espanhol e foram excluídos trabalhos que não estão de acordo com a temática proposta. RESULTADOS E DISCUSSÕES: É fato que a hanseníase é considerada um problema de saúde pública mundial, dessa forma, exige vigilância para interromper sua cadeia de transmissão por meio, e a prevenção ao abandono do tratamento. Nesse contexto, a atuação da equipe de enfermagem é fundamental, pois desenvolvem estratégias essências que incentivam a mudança de comportamento do indivíduo, tornando-o mais responsável por sua condição. CONCLUSÃO: Destaca-se a importância da consulta de enfermagem, que não só estabelece vínculos com os pacientes, mas também identifica novos casos, promove orientações e oferece assistência de qualidade para interromper a disseminação da doença.

Biografia do Autor

Danyelle Fernandes de Oliveira, Centro Universitário Santa Maria

Discente do Centro Universitário Santa Maria.

Jaddy Eveny de Abreu, Centro Universitário Santa Maria

Discente do Centro Universitário Santa Maria.

Geane Silva Oliveira, Centro Universitário Santa Maria

Enfermeira mestre formada pela UFPB, João Pessoa, PB. Docente do Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB.

Anne Caroline de Souza, Centro Universitário Santa Maria

Enfermeira formada pelo Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB. Docente do Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB.

Ocilma Barros de Quental, Centro Universitário Santa Maria

Doutora, Ciências da Saúde, Docente do Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB.

Downloads

Publicado

2024-06-12

Como Citar

Oliveira, D. F. de, Abreu, J. E. de, Oliveira, G. S., Souza, A. C. de, & Quental, O. B. de. (2024). A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AOS PORTADORES DE HANSENÍASE ASSISTIDOS PELA ATENÇÃO PRIMÁRIA: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 2024–2034. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14488