CARACTERIZAÇÃO COLORIMÉTRICA E ABSORBÂNCIA DE NANOFIBRAS DOS ÓXIDOS DE TITÂNIO E TUNGSTÊNIO NA REGIÃO UV-vis

Autores

  • Luana Góes Soares da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Annelise Kopp Alves Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1440

Palavras-chave:

Colorimetria. Nanofibras. Titânio. Tungstênio. Vacâncias de O2.

Resumo

Muitas das propriedades dos materiais, como por exemplo, as ópticas, a condutividade elétrica e o transporte difusional, são definidas pela presença das imperfeições ou defeitos na rede cristalina. O mais simples dos defeitos pontuais é uma vacância ou sítio vazio da rede, onde um átomo é retirado do sítio comumente preenchido. As vacâncias podem surgir durante a solidificação ou em decorrência de vibrações atômicas, que ocasionam as mudanças de posições dos átomos, a partir de seus sítios normais na rede. Em colorimetria, a formação de defeitos pontuais é fundamental para aumentar a absorção da luz incidente e refletir as mais diferentes cores. Sendo assim, neste trabalho sintetizamos nanofibras de TiO2 e de TiO2/WO3 por electrospinning. Estas nanofibras foram tratadas termicamente entre 650 ºC e 800 ºC, e caracterizadas quanto: a morfologia por microscopia eletrônica de varredura (MEV), fases cristalinas por difração de raios X (DRX), fotoatividade mediante ensaios de degradação de 125 mL de uma solução 20 ppm do corante alaranjado de metila e por colorimetria. Os resultados parciais, apontam a amostra de TiO2/WO3, tratada termicamente à 800 ºC, mais efetiva na degradação do corante e na absorção∕reflexão das diferentes cores, possivelmente devido a existência de uma sincronicidade entre as propriedades químicas e físicas dos óxidos de titânio e tungstênio, e a formação do número de vacâncias de O2 na estrutura cristalina do TiO2.

 

Biografia do Autor

Luana Góes Soares da Silva , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Engenharia- Área de Concentração: Ciência e Tecnologia dos Materiais Instituição de atuação atual: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. E-mail: lugoes.soares@gmail.com.

Annelise Kopp Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Engenharia- Área de Concentração: Ciência e Tecnologia dos Materiais Instituição de atuação atual: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. E-mail: annelise.alves@ufrgs.br.

Downloads

Publicado

30/06/2021

Como Citar

Silva , . L. G. S. da ., & Alves, A. K. . (2021). CARACTERIZAÇÃO COLORIMÉTRICA E ABSORBÂNCIA DE NANOFIBRAS DOS ÓXIDOS DE TITÂNIO E TUNGSTÊNIO NA REGIÃO UV-vis. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(6), 887–899. https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1440

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.