RELAÇÃO ENTRE ABSORÇÃO ÓPTICA E FOTOCATALÍTICA DE FILMES DOS ÓXIDOS DE TITÂNIO E TUNGSTÊNIO

Autores

  • Luana Góes Soares da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Annelise Kopp Alves Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1173

Palavras-chave:

Absorção Óptica, Fotoatividade, Filmes.

Resumo

A percepção da cor em vidros inorgânicos ocorre através da introdução de íons de elementos de transição ou terras raras. Ocorre enquanto o vidro ainda está no estado fundido. Na absorção óptica, a radiação luminosa é absorvida por transições da banda de valência para a banda de condução, onde uma parte é reemitida em comprimentos de onda específicos causados ​​pelos níveis aumentados pelas impurezas. Nesse contexto, sintetizamos filmes contendo óxidos de titânio e tungstênio por spin-coating. Caracterizamos essas amostras por difração de raios X (XRD), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e transmissão (TEM), fotocatálise heterogênea e testes colorimétricos. Os resultados indicam que os filmes sintetizados apresentam boas propriedades ópticas e fotocatalíticas, possivelmente devido à ocorrência de fenômenos semelhantes. A elevação da temperatura de tratamento térmico possibilitou que as vacâncias de O2 adquirissem a mobilidade necessária para passar a um estado desordenado na rede, aumentando a capacidade de degradação e absorção de luz. A presença de tungstênio aumentou a eficiência fotocatalítica dos materiais, inibiu a recombinação do par elétron/lacuna [(e-)/(h+)], permitindo a transferência de cargas entre o TiO2 e o WO3.

Biografia do Autor

Luana Góes Soares da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Formação acadêmica mais alta: Doutora em Engenharia- Área de Concentração: Ciência e Tecnologia dos Materiais Instituição de atuação atual: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. E-mail: lugoes.soares@gmail.com.

Annelise Kopp Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Formação acadêmica mais alta: Doutora em Engenharia- Área de Concentração: Ciência e Tecnologia dos Materiais Instituição de atuação atual: Universidade Federal do Rio Grande  do Sul. E-mail: annelise.alves@ufrgs.br.

 

Downloads

Publicado

31/05/2021

Como Citar

Silva, L. G. S. da ., & Alves, A. K. . (2021). RELAÇÃO ENTRE ABSORÇÃO ÓPTICA E FOTOCATALÍTICA DE FILMES DOS ÓXIDOS DE TITÂNIO E TUNGSTÊNIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(5), 29–44. https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1173