A UTILIZAÇÃO INADEQUADA DE MEDICAMENTOS E COMPLEMENTOS ALIMENTARES VISANDO A REDUÇÃO DE PESO

Autores

  • Gleice Queli dos Santos da Silva Monteiro Universidade Iguaçu-UNIG
  • Leonardo Guimarães de Andrade Universidade Iguaçu-UNIG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14362

Palavras-chave:

Perda de peso. Atenção farmacêutica. Efeitos colaterais. Automedicação.

Resumo

As civilizações antigas, incluindo o Egito antigo, já se preocupavam com a estética e a perda de peso, utilizando chás e métodos naturais. No entanto, na era moderna, o uso indevido de medicamentos e complementos alimentares substituíram uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos. O índice de obesidade no Brasil está em ascensão, com um aumento significativo de obesos nos últimos anos.A busca por resultados rápidos e a pressão por padrões estéticos contribuem para a dependência de medicamentos para emagrecimento. A população brasileira é uma das que mais consome esses medicamentos no mundo, como a semaglutida, sibutramina e liraglutida, além de suplementos. O uso intensivo de medicamentos para perda de peso, especialmente sem a orientação de um especialista, pode acarretar diversos riscos ao paciente que o toma causando diversos eventos adversos e até a morte. O objetivo deste trabalho é descrever os perigos e consequências adversas decorrentes ao uso intensivo para fins estéticos dos medicamentos e suplementos emagrecedores utilizados para tratar o excesso de peso/obesidade. Através da revisão bibliográfica descritiva, numa busca retrospectiva nas bases de dados nacionais e internacionais nos anos de 2004 a 2023. Concluindo a importância da orientação correta e para o emagrecimento saudável, que inclua a orientação de profissionais qualificados da área da saúde, com propriedade no assunto em questão.  A adoção de hábitos alimentares equilibrados e a prática regular de atividades físicas são a base para a conquista de um peso saudável e sustentável, sem comprometer a saúde.

Biografia do Autor

Gleice Queli dos Santos da Silva Monteiro, Universidade Iguaçu-UNIG

Graduanda em Farmácia, Universidade Iguaçu-UNIG.

Leonardo Guimarães de Andrade, Universidade Iguaçu-UNIG

Orientador. Enfermeiro Cirurgião Dentista. Mestre em Parasitologia. Mestre em Ciências Ambiental.  Professor do Curso de Cursos Modalidade EaD na Universidade Iguaçu UNIG. http://lattes.cnpq.br/2609760182282289. ID Lattes: 2609760182282289.

Downloads

Publicado

2024-06-04

Como Citar

Monteiro, G. Q. dos S. da S., & Andrade, L. G. de. (2024). A UTILIZAÇÃO INADEQUADA DE MEDICAMENTOS E COMPLEMENTOS ALIMENTARES VISANDO A REDUÇÃO DE PESO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 520–532. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14362

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.