LARINGOESPASMO NA ANESTESIA PEDIÁTRICA: PREVENÇÃO E MANEJO

Autores

  • Odilon Arantes Lemos Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Gabriela Paier Faculdade Multivix
  • Eleonora Reis Campos UNIFENAS
  • Letícia Reis Campos UNINOVE
  • Juliana Silva Favilla UNIATENAS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14348

Palavras-chave:

Laringoespasmo. Anestesia Pediátrica. Pediatria.

Resumo

O laringoespasmo é uma complicação aguda e potencialmente letal que pode ocorrer durante a anestesia, especialmente em pacientes pediátricos. Caracteriza-se pela contração involuntária e sustentada das cordas vocais, resultando em obstrução parcial ou total das vias aéreas. Esse fenômeno pode levar a hipoxemia rápida, bradicardia e, em casos graves, parada cardíaca. A incidência de laringoespasmo é maior em crianças devido às suas vias aéreas mais estreitas e à maior reatividade do sistema respiratório. Esta revisão narrativa de literatura reuniu artigos publicados nos últimos dez anos nas bases de dados PUBMED e SciELO, objetivando indicar o manejo e prevenção ao laringoespasmo. Concluiu-se que o laringoespasmo é uma emergência anestésica que requer reconhecimento e intervenção imediatos para evitar consequências graves. A prevenção é a chave, com uma avaliação pré-operatória meticulosa, técnicas de anestesia suaves e manuseio cuidadoso das vias aéreas. O manejo eficaz do laringoespasmo envolve intervenções rápidas e apropriadas para restaurar a permeabilidade das vias aéreas e garantir a oxigenação adequada da criança.

Biografia do Autor

Odilon Arantes Lemos, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Biomédico pela Universidade de Franca (UNIFRAN), Pós-graduado em Patologia Clínica e Vigilância Sanitária pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e Graduando em Medicina pelo Centro Universitário Atenas (UNIATENAS).

Gabriela Paier, Faculdade Multivix

Graduanda em pela Faculdade Multivix.

Eleonora Reis Campos, UNIFENAS

Graduanda em Medicina pela Universidade Prof. Edson Antônio Velano (UNIFENAS).

Letícia Reis Campos, UNINOVE

Médica pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

Juliana Silva Favilla, UNIATENAS

Graduanda em Medicina pelo Centro Universitário Atenas (UNIATENAS).

Downloads

Publicado

2024-06-01

Como Citar

Lemos, O. A., Paier, G., Campos, E. R., Campos, L. R., & Favilla, J. S. (2024). LARINGOESPASMO NA ANESTESIA PEDIÁTRICA: PREVENÇÃO E MANEJO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 29–36. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14348

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.