ALÉM DOS LIVROS DIDÁTICOS: EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR COM ESTUDANTES DIAGNOSTICADOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14192Palavras-chave:
Psicologia Escolar. Estágio. Educação.Resumo
O artigo a seguir, tem por objetivo realizar observação de todo contexto educacional voltado ao aluno de inclusão especificadamente busca verificar e/ou identificar diferentes tipos de transtornos do desenvolvimento durante a vivência em campo de estágio e analisar as atividades, políticas, estruturas e todos os aspectos capazes de promover inclusão do aluno com transtorno. O processo metodológico utilizado trata-se da observação participante, as atividades foram desenvolvidas em três etapas específicas, sendo a primeira dela a observação, a segunda a realização de reuniões entre os sujeitos da pesquisa (estagiários) e a terceira etapa sendo a da confecção do relatório de estágio. O estágio curricular supervisionado trouxe aos estudantes de psicologia uma experiência enriquecedora e imensamente transformadora, não apenas para os estagiários, mas também para a instituição de ensino que acolheu e compreendeu a necessidade auxiliar no processo de formação de novos profissionais. Ao promover uma reflexão crítica sobre as práticas educacionais e a inclusão dos alunos com TEA, o estágio e o trabalho dos envolvidos contribuiu para o aprimoramento da formação profissional em Psicologia e claro, para o fortalecimento de uma cultura mais inclusiva e respeitosa, vale ressaltar que a valorização da diversidade e o compromisso com a equidade devem ser os princípios de uma educação verdadeiramente humanizada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY