ALÉM DOS LIVROS DIDÁTICOS: EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR COM ESTUDANTES DIAGNOSTICADOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores/as

  • Diego da Silva UNIENSINO
  • Regina Maria Machado UNIENSINO
  • Evandinei Dal Molin UNIENSINO
  • Larissa Beghetto UNIENSINO
  • Michele Henrique Rodrigues UNIENSINO

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14192

Palabras clave:

Psicologia Escolar. Estágio. Educação.

Resumen

O artigo a seguir, tem por objetivo realizar observação de todo contexto educacional voltado ao aluno de inclusão especificadamente busca verificar e/ou identificar diferentes tipos de transtornos do desenvolvimento durante a vivência em campo de estágio e analisar as atividades, políticas, estruturas e todos os aspectos capazes de promover inclusão do aluno com transtorno. O processo metodológico utilizado trata-se da observação participante, as atividades foram desenvolvidas em três etapas específicas, sendo a primeira dela a observação, a segunda a realização de reuniões entre os sujeitos da pesquisa (estagiários) e a terceira etapa sendo a da confecção do relatório de estágio. O estágio curricular supervisionado trouxe aos estudantes de psicologia uma experiência enriquecedora e imensamente transformadora, não apenas para os estagiários, mas também para a instituição de ensino que acolheu e compreendeu a necessidade auxiliar no processo de formação de novos profissionais. Ao promover uma reflexão crítica sobre as práticas educacionais e a inclusão dos alunos com TEA, o estágio e o trabalho dos envolvidos contribuiu para o aprimoramento da formação profissional em Psicologia e claro, para o fortalecimento de uma cultura mais inclusiva e respeitosa, vale ressaltar que a valorização da diversidade e o compromisso com a equidade devem ser os princípios de uma educação verdadeiramente humanizada.

Biografía del autor/a

Diego da Silva, UNIENSINO

Docente de psicologia na UNIENSINO.

Regina Maria Machado, UNIENSINO

Docente de psicologia na UNIENSINO.

Evandinei Dal Molin, UNIENSINO

Discente de psicologia na UNIENSINO.

Larissa Beghetto, UNIENSINO

Discente de psicologia na UNIENSINO.

Michele Henrique Rodrigues, UNIENSINO

Discente de psicologia na UNIENSINO.

Publicado

2024-05-31

Cómo citar

Silva, D. da, Machado, R. M., Molin, E. D., Beghetto, L., & Rodrigues, M. H. (2024). ALÉM DOS LIVROS DIDÁTICOS: EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR COM ESTUDANTES DIAGNOSTICADOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 6464–6478. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14192