A ENFERMAGEM E O ATENDIMENTO HUMANIZADO DURANTE O TRATAMENTO DE MULHERES COM ENDOMETRIOSE NO BRASIL

Autores

  • Geovana Pereira dos Santos Nascimento Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FACISA
  • Josiene Andrade de Jesus Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FACISA
  • Emanuel Vieira Pinto Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FACISA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14026

Palavras-chave:

Saúde da Mulher. Enfermeiro. Saúde Pública. Humanização.

Resumo

A presente pesquisa versou sobre o papel do profissional de enfermagem frente ao atendimento humanizado durante o tratamento de mulheres com endometriose no cenário nacional nos últimos dez anos, destacando a relevância deste atendimento para uma clientela que se encontra vulnerável diante do sofrimento causado por esta patologia. Visto posto, foi a partir do problema levantando, quais as evidências científicas da relevância do atendimento humanizado para o sucesso em tratamento da endometriose realizado pelo profissional de enfermagem? - foram alcançados seus objetivos previamente definidos tais quais: seu objetivo geral de analisar estudos publicados em saúde baseada em evidências que tratam da relevância do atendimento humanizado dado pela enfermagem no tratamento de endometriose e seus objetivos específicos que tiveram por foco caracterizar a endometriose discorrendo sobre alguns de seus aspectos clínicos; compreender os aspectos que envolvem a prática baseada em tratamento humanizado em saúde e discutir sobre estudos em saúde baseados em evidências que apontam a importância do tratamento humanizado junto as mulheres com endometriose. Neste propósito, adotou-se a metodologia de investigação a abordagem qualitativa, com procedimentos de pesquisa bibliográfica com revisão de livros e artigos publicados nos últimos dez anos em território nacional, cujas buscas ocorrerão em plataformas de pesquisas eletrônicas como SciELO, Periódicos da CAPES, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). A pesquisa demonstrou estudos em evidência apontaram para a eficácia do atendimento humanizado como uma nova abordagem para o atendimento em saúde, em especial no SUS. Não trataram especificamente do tratamento da mulher com endometriose, porém de forma geral, para a saúde da mulher, incluindo o tratamento de endometriose. Sendo capaz de estabelecer apoio, encorajamento e amenizar o sofrimento da paciente, através de atendimento com respostas mais adequadas e com melhor aproveitamento de tempo desperdiçado na busca de diagnóstico e tratamento adequado.

Biografia do Autor

Geovana Pereira dos Santos Nascimento, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FACISA

Graduanda em Enfermagem pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FACISA, em Itamaraju - BA.

Josiene Andrade de Jesus, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FACISA

Professora Orientadora, Graduada em Enfermagem e Especialista em Urgência e emergência, APH e Gestão Pública. Docente e coordenadora da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FACISA.

Emanuel Vieira Pinto, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FACISA

Professor Coorientador. Mestre em Gestão. Social, Educação e Desenvolvimento Regional, no Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU da Faculdade Vale do Cricaré - UNIVC.

Downloads

Publicado

2024-05-16

Como Citar

Nascimento, G. P. dos S., Jesus, J. A. de, & Pinto, E. V. (2024). A ENFERMAGEM E O ATENDIMENTO HUMANIZADO DURANTE O TRATAMENTO DE MULHERES COM ENDOMETRIOSE NO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 3083–3098. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14026