TRANSPARÊNCIA PÚBLICA: UMA ANÁLISE DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DO MUNICÍPIO DE BREJO SANTO, NO PERÍODO DE 2021 A 2023

Autores

  • Maria Helena Souza da Cruz Universidade Estadual do Ceará
  • Milton Jarbas Rodrigues Chagas Universidade de Brasília – UnB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14024

Palavras-chave:

Planejamento financeiro. Execução orçamentária. Transparência administrativa.

Resumo

Este estudo destaca a relevância do planejamento financeiro para a implementação eficaz de políticas públicas e realiza uma análise abrangente da execução orçamentária na Prefeitura de Brejo Santo, Ceará, no período de 2021 a 2023. O objetivo principal foi confirmar se houve equilíbrio, déficit ou superávit nas receitas e despesas municipais. A metodologia adotada combinou abordagens quantitativas e qualitativas utilizando dados brutos da Prefeitura, organizados em planilhas, para calcular os quocientes e indicadores e, posteriormente, analisá-los de forma descritiva e analítica para determinar o equilíbrio das contas públicas ao longo do período analisado. Este estudo não apenas respondeu às demandas da sociedade por verificação de gastos públicos, mas também transformou informações numéricas em análises compreensíveis, promovendo maior transparência e compreensão dos processos orçamentários. Como principal resultado alcançado, observou-se déficit constante na arrecadação em relação às estimativas previstas, destacando a necessidade de medidas corretivas por parte da gestão municipal.

Biografia do Autor

Maria Helena Souza da Cruz, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Ceará — UECE.

Milton Jarbas Rodrigues Chagas, Universidade de Brasília – UnB

Doutor em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília — UnB.

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Publicado

2024-05-27

Como Citar

Cruz, M. H. S. da, & Chagas, M. J. R. (2024). TRANSPARÊNCIA PÚBLICA: UMA ANÁLISE DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DO MUNICÍPIO DE BREJO SANTO, NO PERÍODO DE 2021 A 2023. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 5440–5459. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14024