DA MENTE À BOCA: O IMPACTO DAS EMOÇÕES NO BRUXISMO- UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Rebeca Calazans dos Santos Faculdade de Ilhéus
  • Marcelo Cleber Teixeira Teles Faculdade de Ilhéus

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13947

Palavras-chave:

Catecolaminas. Disfunções dopaminérgicas. Sistema nervoso central.

Resumo

O bruxismo, caracterizado pelo apertamento ou ranger dos dentes, é um fenômeno multifatorial que transcende o âmbito odontológico, envolvendo uma complexa interação entre fatores físicos e emocionais. Respostas emocionais intensas, como estresse, ansiedade e depressão, demonstram desempenhar um papel significativo na manifestação e intensificação desse comportamento, que se divide em duas categorias: bruxismo do sono e bruxismo de vigília. A relação bidirecional entre o estado emocional do indivíduo e o bruxismo destaca a importância de uma abordagem abrangente no entendimento e tratamento dessas manifestações, que leve em consideração tanto os aspectos físicos quanto emocionais para uma abordagem completa e eficaz. O objetivo desse trabalho é verificar a relação entre o bruxismo e as emoções e destacar que, para as perspectivas promissoras no prognóstico de pacientes bruxômanos, a investigação aprofundada sobre a multifatoriedade do bruxismo, principalmente no que tange os aspectos emocionais, bem como, a compreensão da necessidade do avanço das terapêuticas multidisciplinares, são imprescindíveis. A abordagem metodológica do presente estudo é a revisão bibliográfica relacionando o bruxismo às emoções humanas, reunindo artigos do banco de dados Pubmed, Scielo, Google Scholar, National Library of Medicine e Psyinfo nas línguas de inglês ou português que compreendem ano de publicação de 1970 a 2019. Ao final foi possível concluir que o bruxismo não possui cura e é de caráter progressivo na humanidade, bem como a inter-relação entre as emoções e o bruxismo, cientificamente comprovada, é cotidiana e necessita de pesquisas mais aprofundadas para o aprimoramento da conduta odontológica integradora frente a pacientes bruxômanos.

Biografia do Autor

Rebeca Calazans dos Santos, Faculdade de Ilhéus

Discente do curso de Odontologia da Faculdade de Ilhéus, Centro de Ensino Superior, Ilhéus-Bahia.

Marcelo Cleber Teixeira Teles, Faculdade de Ilhéus

Graduado em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia, Especialista em Prótese Dentária pela Associação Brasileira de Odontologia-Seção Bahia, Aperfeiçoamento em Oclusão, Prótese Fixa, Prótese Fixa Unitária em Cerâmica Pura, Prótese Adesiva e Procedimentos pela Associação Brasileira de Odontologia- Seção Bahia. Atualmente é Dentista da Clínica Privada, Dentista da Prefeitura Municipal de Ilhéus e Professor da Faculdade de Ilhéus (CESUPI).

Downloads

Publicado

2024-05-14

Como Citar

Santos, R. C. dos, & Teles, M. C. T. (2024). DA MENTE À BOCA: O IMPACTO DAS EMOÇÕES NO BRUXISMO- UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 2670–2679. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13947