DA MENTE À BOCA: O IMPACTO DAS EMOÇÕES NO BRUXISMO- UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Rebeca Calazans dos Santos Faculdade de Ilhéus
  • Marcelo Cleber Teixeira Teles Faculdade de Ilhéus

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13947

Palavras-chave:

Catecolaminas. Disfunções dopaminérgicas. Sistema nervoso central.

Resumo

O bruxismo, caracterizado pelo apertamento ou ranger dos dentes, é um fenômeno multifatorial que transcende o âmbito odontológico, envolvendo uma complexa interação entre fatores físicos e emocionais. Respostas emocionais intensas, como estresse, ansiedade e depressão, demonstram desempenhar um papel significativo na manifestação e intensificação desse comportamento, que se divide em duas categorias: bruxismo do sono e bruxismo de vigília. A relação bidirecional entre o estado emocional do indivíduo e o bruxismo destaca a importância de uma abordagem abrangente no entendimento e tratamento dessas manifestações, que leve em consideração tanto os aspectos físicos quanto emocionais para uma abordagem completa e eficaz. O objetivo desse trabalho é verificar a relação entre o bruxismo e as emoções e destacar que, para as perspectivas promissoras no prognóstico de pacientes bruxômanos, a investigação aprofundada sobre a multifatoriedade do bruxismo, principalmente no que tange os aspectos emocionais, bem como, a compreensão da necessidade do avanço das terapêuticas multidisciplinares, são imprescindíveis. A abordagem metodológica do presente estudo é a revisão bibliográfica relacionando o bruxismo às emoções humanas, reunindo artigos do banco de dados Pubmed, Scielo, Google Scholar, National Library of Medicine e Psyinfo nas línguas de inglês ou português que compreendem ano de publicação de 1970 a 2019. Ao final foi possível concluir que o bruxismo não possui cura e é de caráter progressivo na humanidade, bem como a inter-relação entre as emoções e o bruxismo, cientificamente comprovada, é cotidiana e necessita de pesquisas mais aprofundadas para o aprimoramento da conduta odontológica integradora frente a pacientes bruxômanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rebeca Calazans dos Santos, Faculdade de Ilhéus

Discente do curso de Odontologia da Faculdade de Ilhéus, Centro de Ensino Superior, Ilhéus-Bahia.

Marcelo Cleber Teixeira Teles, Faculdade de Ilhéus

Graduado em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia, Especialista em Prótese Dentária pela Associação Brasileira de Odontologia-Seção Bahia, Aperfeiçoamento em Oclusão, Prótese Fixa, Prótese Fixa Unitária em Cerâmica Pura, Prótese Adesiva e Procedimentos pela Associação Brasileira de Odontologia- Seção Bahia. Atualmente é Dentista da Clínica Privada, Dentista da Prefeitura Municipal de Ilhéus e Professor da Faculdade de Ilhéus (CESUPI).

Downloads

Publicado

2024-05-14

Como Citar

Santos, R. C. dos, & Teles, M. C. T. (2024). DA MENTE À BOCA: O IMPACTO DAS EMOÇÕES NO BRUXISMO- UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 2670–2679. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13947