O INSTAGRAM COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE QUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Ismael de Alencar Pessoa IFSertãoPE
  • Jefferson Costa de Oliveira UFMS/INQUI
  • Tatiana Pires de Souza UEMS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13900

Palavras-chave:

Ensino de química. Redes sociais. Tecnologias da informação e comunicação.

Resumo

Este trabalho objetiva a descrição da construção de um produto educacional pelo autor, enquanto estudante de graduação no curso de Licenciatura em Química, como parte integrante da disciplina de Prática Pedagógica IV. A metodologia utilizada foi a criação de um perfil no Instagram como meio de difusão de conhecimentos relacionados à química. O conteúdo apresentado varia desde os conceitos iniciais de química a curiosidades científicas, como também informações relevantes para a formação dos estudantes, visando atingir os mais variados públicos. O impacto e a aceitação da proposta foram avaliados através dos comentários nas postagens. A experiência revelou uma recepção positiva por parte do público em relação a esse formato. Além disso, a presença ativa dos estudantes na rede social Instagram indica o potencial pedagógico dessa plataforma quando utilizada pelos educadores.

Biografia do Autor

Ismael de Alencar Pessoa, IFSertãoPE

Graduando em Química, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, (IFSertãoPE).

Jefferson Costa de Oliveira, UFMS/INQUI

Especialista em Docência no Ensino Médio, Técnico e Superior, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul — Instituto de Química (UFMS/INQUI).

Tatiana Pires de Souza, UEMS

Especialista em Gestão em Saúde, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). 

Downloads

Publicado

2024-05-11

Como Citar

Pessoa, I. de A., Oliveira, J. C. de, & Souza, T. P. de. (2024). O INSTAGRAM COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE QUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 2198–2206. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13900