REFLEXÕES ACERCA DOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS E A EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13867Palavras-chave:
Educação. Tecnologia. Educadores.Resumo
Neste artigo falamos sobre a tecnologia como ação natural da humanidade e reflexo de seu desenvolvimento estando presente em todas as ações humanas, seja em forma de ferramentas, pensamentos ou atitudes, e a habilidade do homem em lidar com o meio em que vive, porém, tem na educação as amarras e freios necessários para consolidação desse processo, ao mesmo tempo que o impulsiona. Faz também uma reflexão sobre a dependência que ficou evidente da tecnologia durante a pandemia, ao mesmo tempo que escancarou o abismo que existe entre realidades socioeconômicas, principalmente no mundo escolar onde a diferença gritante de recursos foi o principal obstáculo para a construção da aprendizagem neste período tão sofrível para a nossa geração. Assim, pudemos comparar a opinião de dois professores, um recém-formado e outro com uma experiência maior, ambos professores de uma escola estadual do interior de Pernambuco, para entendermos de que forma eles lidam com o avanço das ferramentas tecnológicas em sala de aula e como eles a utilizam. Nessa reflexão, percebemos as dificuldades para garantir a aprendizagem aos estudantes neste período de pandemia, principalmente, e o desafio para todos os envolvidos, não só pela falta de equipamentos e, por vezes, até o acesso à internet, elencando ainda fatores que vem de sua formação enquanto docente. Por fim, fica evidente a necessidade de estabelecer alternativas de e recursos eficazes para tentar recuperar o tempo e aprendizado perdido. Sem perder o olhar no retrovisor, é fundamental que o professor se aproprie das novas tecnologias e dinamize suas aulas de uma forma que estreite sua linguagem a dos estudantes para promover o aprendizado em sua forma integral, pois o mundo em que vivemos hoje, carece de ousadia e novos pontos de vista e é na escola que esse processo deve iniciar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY