LÁBIO LEPORINO: ATUAÇÃO DO CIRURGIÃO DENTISTA NA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DE TRATAMENTO

Autores

  • Isadora de Oliveira Soares Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA
  • Eros Bittencourt Shigeto Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA
  • Emanuel Vieira Pinto Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13798

Palavras-chave:

Lábio leporino. Cirurgião dentista. Intervenção cirúrgica. Fissura labiopalatina.

Resumo

Este estudo concentrou-se na intervenção do cirurgião-dentista na fissura labiopalatina, ressaltando sua eficácia e a importância da colaboração multidisciplinar. O desafio central residiu em apresentar a importância da intervenção realizada por esse profissional em suas diversas especialidades, com tratamentos que são realizados desde os primeiros meses de vida do paciente acometido, passando pela infância, adolescência e fase adulta, bem como oferecer embasamento científico para aprimorá-la, considerando não apenas aspectos físicos, mas também os impactos emocionais e sociais na vida dos pacientes. Como o cirurgião-dentista pode desempenhar um papel mais eficaz na equipe multidisciplinar de tratamento do lábio leporino, visando proporcionar um cuidado abrangente e acessível aos pacientes? Os objetivos incluiram apresentar a precisão anatômica e funcional da intervenção, analisar a colaboração multidisciplinar e explorar aspectos emocionais e sociais. A metodologia adotou abordagem qualitativa e exploratória, com análise de estudos científicos de fontes como SCIELO, PubMed e BVS. Como resultado, obter visões detalhadas sobre precisão anatômica, melhorias funcionais e impactos emocionais, identificando boas práticas na colaboração multidisciplinar para aprimorar o tratamento, considerando que este é complexo e longo, exigindo também intervenções de outros profissionais, para que o prognóstico alcançado seja satisfatório. 

Biografia do Autor

Isadora de Oliveira Soares, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA

Graduanda em Odontologia na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA, em Itamaraju (BA). 

Eros Bittencourt Shigeto, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA

Orientador. Graduado em Odontologia pela Universidade Prof. Edson Antônio Velano – UNIFENAS. Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HCFMUSP. Mestre e Especialista em Implantodontia. Fellowshipem Cirurgia da Atm pela Jiao Tong University -Shanghai, China. Atualmente é coordenador e professor do curso de odontologia da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA, em Itamaraju (BA).

Emanuel Vieira Pinto, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA

Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional, no Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU da Faculdade Vale do Cricaré – UNIVC. Especialista em Docência do Ensino Superior Faculdade Vale do Cricaré. Graduação em biblioteconomia e documentação pela Universidade Federal da Bahia e Sociologia pela Universidade Paulista. Atualmente é coordenador da Biblioteca da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Bahia. Coordenador do NTCC FACISA, Pesquisador Institucional do sistema E-MEC FACISA, Recenseador do Sistema CENSO MEC FACISA. Coordenador do NTCC FACISA. Avaliador da Educação Superior no BASis MEC/INEP. ORCID: 0000-0003-1652-8152.

Downloads

Publicado

2024-05-06

Como Citar

Soares, I. de O., Shigeto, E. B., & Pinto, E. V. (2024). LÁBIO LEPORINO: ATUAÇÃO DO CIRURGIÃO DENTISTA NA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DE TRATAMENTO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 772–793. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13798