ABUSO DO PODER FAMILIAR E VIOLÊNCIA PATRIMONIAL

Autores

  • Paula Nayanne Pereira Mota Universidade de Gurupi - UNIRG
  • Cezar Henrique Ferreira Costa Universidade Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13705

Palavras-chave:

Poder. Vítimas. Violência.

Resumo

Esse artigo buscou discutir sobre o abuso do poder familiar e a violência patrimonial existente na sociedade hodierna. Tal temática foi por muito tempo preterida pelo meio jurídico, mas hoje sabe-se que essas formas de abuso trazem consequências físicas, psicológicas, emocionais e financeiras para a vítima, a qual é protegida por lei. O trabalho foi feito através de uma leitura exploratória em artigos, doutrinas e leis, e ainda analisou-se os dados em uma abordagem qualitativa. Diante disso, percebeu-se que a violência patrimonial geralmente ocorre no âmbito familiar e as vítimas tornam-se mais vulneráveis ao abuso do poder familiar, e a falta de informação acerca dessa temática torna mais difícil o reconhecimento de práticas de violência patrimonial serem reconhecidas como crime pelas vítimas. Por isso, é importante criar um ambiente seguro e sem julgamentos para a vítima se sentir acolhida ao denunciar o crime, conforme a Lei Maria da Penha assegura.

Biografia do Autor

Paula Nayanne Pereira Mota, Universidade de Gurupi - UNIRG

Graduação em Direito, Universidade de Gurupi - UNIRG.

Cezar Henrique Ferreira Costa, Universidade Must University

Mestrando em Direito pela Universidade Must University; Pós-graduado em Direito Público, pela Faculdade Futura; Direito Processual Civil e Gestão Pública pela Universidade Norte do Paraná.

Downloads

Publicado

2024-04-29

Como Citar

Mota, P. N. P., & Costa, C. H. F. (2024). ABUSO DO PODER FAMILIAR E VIOLÊNCIA PATRIMONIAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 1536–1547. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13705