CIÊNCIAS SOCIAIS: O PAPEL DO SOCIÓLOGO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Autores

  • Keli Dutra Savian Souza Centro Universitário ETEP
  • Fábio Rodriângelo Moreira Souza Centro Universitário ETEP
  • Alexsandro Garcia  Parise Centro Universitário ETEP
  • Andieile Garcia Parise Universidade Regional Integrada-URI
  • Andria da Silva Teixeira Universidade Regional Integrada-URI
  • Alice Leonardi Pacheco Centro Universitário ETEP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13699

Palavras-chave:

Ciências Sociais. Sociologia. Formação do sociólogo.

Resumo

O objetivo deste artigo foi refletir sobre as contribuições das Ciências Sociais para a Educação, destacando algumas questões importantes sob o ponto de vista da Sociologia. A partir do problema: Qual o papel do sociólogo na educação brasileira? foram delineados os objetivos específicos de: contextualizar o papel do sociólogo na contemporaneidade e sua função na escola; contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico, promovendo nos alunos o contato com a realidade deles; melhorar os conhecimentos relativos às circunstâncias sociais em que estamos envolvidos e possibilitar maiores chances de controlarmos os problemas vinculados a essas circunstâncias. Trata-se de estudo qualitativo, de cunho bibliográfico, recorrendo-se ás literaturas pertinente ao tema, analisando livros, artigos e pesquisas realizadas sob a perspectiva sociológica. A relevância deste estudo centrou na justificativa em ver a Sociologia como disciplina que busca identificar possibilidades reais e de sentido para a formação de indivíduos sociais, observando a importância do professor sociólogo no contexto escolar através do ensino em Ciências Sociais.  Os objetivos foram sendo alcançados na medida em que foram sendo desenvolvido, o que possibilitou fazer um alinhamento entre a Sociologia e o desempenho do professor da disciplina. As conclusões apontaram para uma leitura propositiva a respeito da aproximação entre Ciências Sociais e Educação.

Biografia do Autor

Keli Dutra Savian Souza, Centro Universitário ETEP

Letras Português e Inglês, Centro Universitário ETEP.  

Fábio Rodriângelo Moreira Souza, Centro Universitário ETEP

Ciências Sociais-  Centro Universitário ETEP. 

Alexsandro Garcia  Parise, Centro Universitário ETEP

Ciências Sociais-Licenciatura- Centro Universitário ETEP. 

Andieile Garcia Parise, Universidade Regional Integrada-URI

Bacharel em Psicologia- Universidade Regional Integrada Do Alto Uruguai e das Missões,  URI. 

Andria da Silva Teixeira, Universidade Regional Integrada-URI

Bacharel em Direito- Universidade Regional Integrada Do Alto Uruguai e das Missões, URI. 

Alice Leonardi Pacheco, Centro Universitário ETEP

Ciências Sociais-Licenciatura- Centro Universitário, ETEP. 

Downloads

Publicado

2024-04-25

Como Citar

Souza, K. D. S., Souza, F. R. M., Parise, A. G., Parise, A. G., Teixeira, A. da S., & Pacheco, A. L. (2024). CIÊNCIAS SOCIAIS: O PAPEL DO SOCIÓLOGO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 2622–2630. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13699