GRUPO DE ESTUDOS: APRENDIZAGEM ATIVA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Vera Maria Medina Simonetti Pesquisadora autônoma.

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1355

Palavras-chave:

grupo de estudos. estratégias ativas. processo de ensino-aprendizagem. pandemia.

Resumo

Transformações significativas estão sendo realizadas nos contextos socioeconômicos no mundo devido à pandemia iniciada no final de 2019. Nunca na história da educação brasileira ocorreram tantos momentos difíceis e impactantes. Mediante esse contexto histórico ímpar, propomos esforços que reunissem a orientação do CNE com a da SEEDUC-RJ, a fim de implementar a atividade grupo de estudos com jovens do ensino médio público, sob a supervisão de um adulto. Este estudo se baseou na abordagem qualitativa descritiva e utilizou o paradigma metodológico. Os respondentes apontaram que a atividade grupo de estudos atuou como reforço da aprendizagem, como motivador mediante contato com os colegas e auxiliou nas dúvidas e melhorou a compreensão dos conteúdos. A sensação de sobrecarga com os estudos e a situação da pandemia interferiram na disposição do grupo para participar dos encontros. Os saberes intercambiados no grupo possibilitaram o desenvolvimento crítico e reflexivo dos conteúdos e a elaboração de uma lista de elementos essenciais para atividade grupo de estudos. Esperamos ter contribuído para a práxis de estratégias ativas que propicia visão crítica no processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Vera Maria Medina Simonetti, Pesquisadora autônoma.

Ph.D. em Educação pela Claremont Graduate School (E.U.A). Pesquisadora autônoma. E- mail: edupsi@terra.com.br.

Downloads

Publicado

30/06/2021

Como Citar

Simonetti, V. M. M. (2021). GRUPO DE ESTUDOS: APRENDIZAGEM ATIVA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(6), 102–121. https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1355

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.