PRÁTICAS ROTINEIRAS DOS PAIS NA HOSPITALIZAÇÃO PROLONGADA DOS FILHOS EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13512

Palavras-chave:

Pais. Crianças. Práticas Rotineiras. Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica.

Resumo

Este artigo buscou compreender os elementos que constituem as práticas rotineiras dos pais que possuem filhos hospitalizados em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. Foi realizada uma revisão integrativa utilizando-se as bases de dados: Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) via Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE/PUBMED), Scopus e Periódicos CAPES, realizada em outubro de 2023. Utilizou-se como questão norteadora: Quais são os elementos que constituem as práticas rotineiras dos pais de crianças internadas na UTIP? Foram utilizados os descritores “Pais”, “crianças”, “práticas rotineiras” e “Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica”. Esta revisão resultou em três artigos o qual foram utilizados na análise do estudo que retratam sobre as dificuldades enfrentadas pela família no período de internação do filho. Com tudo, a hospitalização dos filhos em UTIP modifica as práticas rotineiras do núcleo familiar e contribui para o distanciamento dos membros da família, necessitando de reorganização do cotidiano.

Biografia do Autor

Denise Desconsi, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Cinara Bozolan Coppo, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. 

Tarcylla Gomes Campos, Faculdade CGESP

Especialista em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica. Faculdade CGESP.

Downloads

Publicado

2024-04-10

Como Citar

Desconsi, D., Coppo, C. B., & Campos, T. G. (2024). PRÁTICAS ROTINEIRAS DOS PAIS NA HOSPITALIZAÇÃO PROLONGADA DOS FILHOS EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA: REVISÃO INTEGRATIVA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 1105–1114. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13512