USO DO FILME “PARA ONDE FORAM AS ANDORINHAS?” COMO ESTRATÉGIA PARA DISCUSSÃO SOBRE SAÚDE ÚNICA NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Erica Etelvina Viana de Jesus Centro Universitário Jorge Amado - UNIJORGE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v1i3.13508

Palavras-chave:

Saúde Única. Medicina Veterinária. Cinema. Educação em Saúde.

Resumo

A reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas no ensino superior, especialmente na graduação em Medicina Veterinária, é essencial diante das demandas em constante evolução na sociedade contemporânea. A incorporação da cinematografia no contexto educacional tem caráter multidisciplinar e destaca o valor estético e educativo do cinema, enriquecendo discussões cruciais para o desenvolvimento de bases conceituais sólidas para a vida acadêmica e profissional. O trabalho aqui apresentado objetiva se constituir uma reflexão sobre o relato de experiência acadêmica com a utilização do filme "Para onde foram as andorinhas?" como estratégia pedagógica para fomentar as discussões sobre Saúde Única por graduandos ingressantes do curso de Medicina Veterinária. O filme documental "Para onde foram as andorinhas?", dirigido por Mari Corrêa, foi utilizado como integrante de uma estratégia pedagógica que visava suscitar discussões sobre Saúde Única a partir das narrativas da crise humana e ambiental vivida pelos povos indígenas do Xingu que foram relatados pelo filme. O documentário faz parte do catálogo da Mostra Ecofalante de Cinema, no âmbito do Programa Ecofalante Universidades. A análise do documentário e a discussão orientada dos estudantes apresentou resultados significativos. Os acadêmicos associaram questões ambientais aos impactos na saúde humana, animal e cultural dos povos indígenas. A discussão coletiva resultou em reflexões sobre como ações antrópicas associadas à queimadas e usos de defensivos agrícolas podem interferir na dinâmica de insetos e animais, influenciar no ciclo das águas e promover insegurança alimentar e perda cultural aos povos indígenas. Diante do apresentado, a experiência pedagógica com "Para onde foram as andorinhas?" demonstrou ser valiosa, conectando teoria e prática de forma impactante. Os estudantes de Medicina Veterinária, ao se envolverem emocional mente com as narrativas do documentário, exploraram as interconexões entre saúde humana, animal e ambiental, assumindo o protagonismo na sua formação acadêmica a fim de enfrentar os desafios complexos da profissão.

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Publicado

2025-03-01

Como Citar

Jesus, E. E. V. de. (2025). USO DO FILME “PARA ONDE FORAM AS ANDORINHAS?” COMO ESTRATÉGIA PARA DISCUSSÃO SOBRE SAÚDE ÚNICA NO ENSINO SUPERIOR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 1(3), 393–403. https://doi.org/10.51891/rease.v1i3.13508