CONHECIMENTOS ACERCA DOS MÉTODOS CONTRACEPTIVOS HORMONAIS ENTRE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13495

Palavras-chave:

Anticoncepção. Estudantes. Enfermagem. Saúde da mulher. Saúde coletiva.

Resumo

Os métodos contraceptivos são todos os recursos utilizados por homens e mulheres para evitar uma gravidez indesejada. Os mais utilizados são os contraceptivos hormonais orais. Alguns dos principais benefícios dos contraceptivos hormonais são: regularizar os ciclos menstruais; reduzir os índices de anemia por deficiência de ferro e, através da inibição da ovulação, abrandar as dores abdominais causadas pelos cistos ovarianos, além de evitar a gravidez. Dentre as complicações do seu uso estão: possibilidade de surgimento de cancro de mama e a trombose. Esses medicamentos podem sofrer alterações em seus efeitos, caso tomados concomitantemente com outras drogas, como por exemplo, os antibióticos. O objetivo do estudo é descrever os conhecimentos das acadêmicas do curso de enfermagem de uma universidade pública do Estado de Goiás acerca dos métodos contraceptivos hormonais. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e transversal, que teve como participantes 92 acadêmicas do curso de enfermagem. Os dados foram coletados através de um formulário eletrônico do Google Forms em fevereiro de 2021. Verificou-se que o perfil predominante das entrevistadas é: idade entre 18 e 30 anos, solteiras, sem filhos, católicas, sendo que 70% delas referem que utilizam ou já utilizaram métodos contraceptivos hormonais e destas, 55% por período entre 2 e 5 anos, cujo principal objetivo do uso é a prevenção da gravidez. Referem ainda que o utilizam sob orientação profissional; de forma correta e que conhecem as interações medicamentosas do método contraceptivo hormonal.

Biografia do Autor

Bárbara Ribeiro da Mota, Universidade Estadual de Goiás

Pós-graduanda em Auditoria em Serviços de Saúde e Enfermagem em gestão de qualidade e segurança do paciente, ambas pela DNA Pós-graduação. Enfermeira formada pela Universidade Estadual de Goiás UnU Ceres

Shirley Kellen Ferreira, Universidade Estadual de Goiás

Docente do Ensino Superior na Universidade Estadual de Goiás – Unidade Universitária de Ceres, Mestre em Saúde Coletiva pelo IPTSP/UFG Enfermeira formada pela Universidade Federal de Goiás.   

Thallita de Freitas Ramos, Universidade Estadual de Goiás

Docente do Ensino Superior na Universidade Estadual de Goiás – Unidade Universitária de Ceres, Mestre em Enfermagem pelo PPGENF - FEN/UFG Enfermeira formada pela Universidade Estadual de Goiás - UnU Ceres.

Anna Kharolyna Aciole Correia, Universidade Estadual de Goiás

Pós-graduanda em Enfermagem do Trabalho pela DNA Pós-graduação Enfermeira formada pela Universidade Estadual de Goiás - UnU Ceres.

 

Downloads

Publicado

2024-04-09

Como Citar

Mota, B. R. da, Ferreira, S. K., Ramos, T. de F., & Correia, A. K. (2024). CONHECIMENTOS ACERCA DOS MÉTODOS CONTRACEPTIVOS HORMONAIS ENTRE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 916–934. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13495