PANCREATECTOMIA DISTAL COM ESPLENECTOMIA POR INSULINOMA DE CAUDA DE PÂNCREAS: RELATO DE CASO E REVISÃO DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13428

Palavras-chave:

Insulinoma. Pancreatectomia distal. Hipoglicemia.

Resumo

Esse artigo buscou analisar as características clínicas, cirúrgicas e anatomopatológicas de um caso clínico de paciente do sexo feminino com insulinoma de cauda de pâncreas. Foram realizadas análise de prontuário médico autorizada pela paciente, com termo de consentimento livre e esclarecido assinado, associada à metodologia de revisão bibliográfica da literatura das bases PubMed, SciELO e UpToDate. Os insulinomas de pâncreas são neoplasias raras, na maioria das vezes benignos, únicos, pequenos e de difícil diagnóstico. Apesar de raramente serem encontrados, são considerados os tumores neuroendócrinos mais frequentes do pâncreas. A ressecção cirúrgica é o tratamento de escolha e oferece altas chances de cura.

Biografia do Autor

Letícia Cardoso Dutra, Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais

Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG).

Bady Elias Curi Filho, Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais

Cirurgia Geral - Hospital Luxemburgo. Instituto Mário Penna-Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais.

Leonardo Mourão Lacerda, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Cirurgia Oncológica - Hospital Luxemburgo, Instituto Mário Penna. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

Mário Gissoni de Carvalho, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais

Cirurgia Oncológica - Hospital Luxemburgo, Instituto Mário Penna. Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

Downloads

Publicado

2024-04-04

Como Citar

Dutra, L. C., Curi Filho, B. E., Lacerda, L. M., & Carvalho, M. G. de. (2024). PANCREATECTOMIA DISTAL COM ESPLENECTOMIA POR INSULINOMA DE CAUDA DE PÂNCREAS: RELATO DE CASO E REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 471–477. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13428