DIAGNÓSTICO PRECOCE DAS CARDIOPATIAS CONGÊNITAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13405

Palavras-chave:

Cardiopatias congênitas. Diagnóstico precoce. Ultrassonografia fetal Pré-natal. Prognóstico.

Resumo

Introdução: As cardiopatias congênitas são anomalias no funcionamento do coração e dos vasos sanguíneos, com grande importância funcional em recém-nascidos. A detecção precoce dessas anomalias durante a gestação é fundamental para um tratamento adequado e melhores prognósticos. O presente estudo visa revisar a literatura sobre o diagnóstico precoce das cardiopatias congênitas, destacando sua importância e as estratégias utilizadas. Objetivo: Este estudo tem como objetivo destacar a relevância da identificação precoce das cardiopatias congênitas, visando determinar o tratamento mais adequado e aumentar as chances de sucesso no cuidado neonatal. Metodologia: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, utilizando a estratégia PIC o para orientar a busca e seleção dos artigos. Foram incluídos artigos publicados nos últimos dez anos e escritos em inglês, português ou espanhol. A análise crítica dos artigos selecionados permitiu identificar lacunas de conhecimento e fornecer informações  para uma abordagem mais eficiente no diagnóstico precoce das cardiopatias congênitas. Resultados e Discussão: Os resultados destacam a importância da ultrassonografia fetal na detecção precoce das cardiopatias congênitas, com alta precisão e acurácia. Além disso, são discutidas as intervenções necessárias, desde o acompanhamento clínico até procedimentos cirúrgicos, dependendo da complexidade da doença. Também são abordados os desafios relacionados ao diagnóstico precoce e ao tratamento dessas condições, incluindo a susceptibilidade a infecções hospitalares. Conclusão: A revisão da literatura evidencia a importância do diagnóstico precoce das cardiopatias congênitas, especialmente através da ultrassonografia fetal. A precisão desses exames permite intervenções oportunas e adequadas, melhorando os resultados clínicos e aumentando as chances de sobrevida dos pacientes afetados. Portanto, a incorporação desses exames no cuidado pré-natal representa um avanço significativo na medicina fetal e no manejo dessas condições médicas.

Biografia do Autor

Michelle Stefanny Fonseca Lafetá, Universidade de Cuiabá

Graduada em medicina- Universidade de Cuiabá, Cuiabá/MT. Orcid: https://orcid.org/0009-0001-6287-5764. 

Louise Mirante Silva, Centro Universitário Presidente Antônio Carlos

Centro Universitário Presidente Antônio Carlos (UNIPAC-JF), Juiz de Fora-MG. Graduada em medicina- Orcid: 

Pablo Dias Duarte, UFMT

Graduado em medicina- UFMT, Cuiabá, Mato Grosso Orcid: https://orcid.org/0009-0008-4180-5514.

Bernardo Henriques Antônio, Centro Universitário Presidente Antônio Carlos

Graduando em medicina-Centro Universitário Presidente Antônio Carlos (UNIPAC-JF), Juiz de Fora-MG. Orcid:  https://orcid.org/0009-0006-9122-6380.

Pablo Nunes Breder, Faculdade de ciências médicas e da saúde de juiz de fora-FCMS-JF

Graduando em medicina-Faculdade de ciências médicas e da saúde de juiz de fora (FCMS-JF). Juiz de fora, minas gerais. ORCID: https://orcid.org/0009-0004-8107.

 

 

Downloads

Publicado

2024-03-27

Como Citar

Lafetá, M. S. F., Silva, L. M., Duarte, P. D., Antônio, B. H., & Breder, P. N. (2024). DIAGNÓSTICO PRECOCE DAS CARDIOPATIAS CONGÊNITAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 2568–2574. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13405