O PROCESSO FORMATIVO POR MEIO DA PRECEPTORIA EM ENFERMAGEM: RELAÇÕES ENTRE DOCENTE, PRECEPTOR E ESTUDANTE

Autores

  • Loianne Curvo Gottardi Belote Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Helena Isaura Fernandes Pereira Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Râmela Lana Costa Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Polliany Aparecida Prestes Marques Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Ana Raquel Florindo Mateus Rangel Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Rosane Maria Andrade Vasconcelos Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v1i3.13306

Palavras-chave:

Preceptoria, Educação em Enfermagem, Processos Grupais, Docentes de Enfermagem, Estudante, Estágio supervisionado.

Resumo

A preceptoria em enfermagem é uma prática educativa que envolve a orientação e o acompanhamento dos estudantes nos campos de estágio, por parte dos enfermeiros que atuam nas instituições de saúde. Essa prática visa integrar a teoria e a prática, desenvolver habilidades clínicas e de gestão, e formar profissionais competentes e críticos. A preceptoria em enfermagem implica em relações entre o docente, o preceptor e o estudante, que devem ser pautadas pelo diálogo, pela cooperação, pelo respeito e pela ética. Sendo assim, este estudo teve por objetivo descrever a vivência adquirida pela comissão organizadora de um evento de extensão universitária realizado pela plataforma YouTube acerca da temática supracitada. O evento on line ocorrido em maio de 2023, contou com a participação de cerca de 60 estudantes e comunidade externa, ao qual realizaram inscrição via plataforma institucional da universidade e obtiveram o acesso ao evento da mesma maneira. A abordagem realizada na palestra do evento foi: “O Processo Formativo Por Meio da Preceptoria em Enfermagem: Relação entre docente, preceptor e estudante” e como resultado, obteve sucesso na participação, pois houve interações de maneira dinâmica entre participantes e palestrantes. Assim, observou-se que houve assimilação de conhecimento considerável acerca da temática, por parte dos participantes.

Downloads

Biografia do Autor

Loianne Curvo Gottardi Belote, Universidade do Estado de Mato Grosso

Râmela Lana Costa, Universidade do Estado de Mato Grosso

Downloads

Publicado

2025-03-01

Como Citar

Belote, L. C. G., Pereira, H. I. F., Costa, R. L., Marques, P. A. P., Rangel, A. R. F. M., & Vasconcelos, R. M. A. (2025). O PROCESSO FORMATIVO POR MEIO DA PRECEPTORIA EM ENFERMAGEM: RELAÇÕES ENTRE DOCENTE, PRECEPTOR E ESTUDANTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 1(3), 247–256. https://doi.org/10.51891/rease.v1i3.13306