O PROCESSO FORMATIVO POR MEIO DA PRECEPTORIA EM ENFERMAGEM: RELAÇÕES ENTRE DOCENTE, PRECEPTOR E ESTUDANTE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v1i3.13306Palavras-chave:
Preceptoria, Educação em Enfermagem, Processos Grupais, Docentes de Enfermagem, Estudante, Estágio supervisionado.Resumo
A preceptoria em enfermagem é uma prática educativa que envolve a orientação e o acompanhamento dos estudantes nos campos de estágio, por parte dos enfermeiros que atuam nas instituições de saúde. Essa prática visa integrar a teoria e a prática, desenvolver habilidades clínicas e de gestão, e formar profissionais competentes e críticos. A preceptoria em enfermagem implica em relações entre o docente, o preceptor e o estudante, que devem ser pautadas pelo diálogo, pela cooperação, pelo respeito e pela ética. Sendo assim, este estudo teve por objetivo descrever a vivência adquirida pela comissão organizadora de um evento de extensão universitária realizado pela plataforma YouTube acerca da temática supracitada. O evento on line ocorrido em maio de 2023, contou com a participação de cerca de 60 estudantes e comunidade externa, ao qual realizaram inscrição via plataforma institucional da universidade e obtiveram o acesso ao evento da mesma maneira. A abordagem realizada na palestra do evento foi: “O Processo Formativo Por Meio da Preceptoria em Enfermagem: Relação entre docente, preceptor e estudante” e como resultado, obteve sucesso na participação, pois houve interações de maneira dinâmica entre participantes e palestrantes. Assim, observou-se que houve assimilação de conhecimento considerável acerca da temática, por parte dos participantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY