A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM SAÚDE: TRABALHADORES, DOCENTES E DISCENTES DE UM CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM EM DIÁLOGO
doi.org/10.29327/211653.6.9-9
Palavras-chave:
Formação. Trabalho. Saúde.Resumo
Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato da experiência vivenciado pelos discentes, docentes e supervisores do Estágio Curricular Supervisionado em uma instituição de ensino pública vinculada à uma instituição de saúde. Objetivo: descrever a experiência da inserção dos discentes no estágio que acontece já no primeiro semestre do curso Técnico em Enfermagem. A primeira aproximação dos discentes com o mundo do trabalho acontece a partir da visita observacional realizada em Unidades Básicas de Saúde e de Internação hospitalar. Considerando seu potencial para produzir uma melhor integração ensino-serviço, elas compõem o Plano Didático do Curso Técnico do Centro de Educação Tecnológica em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição e demandam organização prévia dos docentes e preparação dos discentes para olhar, trabalhadores em seu fazer cotidiano. Realizadas antes do primeiro contato dos discentes com os campos, são direcionadas aos estudantes que Unidade temática Saúde do Adulto e do Idoso. Realizadas em grupos, foram organizadas para promover um ambiente de aprendizado na perspectiva da curiosidade, voltando o olhar do discente para o trabalho em saúde e para as práticas de atenção à Saúde. Permitem que os discentes tenham o primeiro contato com trabalho e reconheçam as relações estabelecidas entre os profissionais técnicos em enfermagem e os usuários, bem como com os demais membros da equipe, levando em consideração os princípios do Sistema Único de Saúde e suas diretrizes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição CC BY