O CONTROLE JURISDICIONAL SOBRE O ATO ADMINISTRATIVO DISCRICIONÁRIO: ANÁLISE DE CASO

Autores

  • Alan Vargas da Cunha Faculdade Gran Cursos
  • Marcelo Benetele Ferreira Instituto Brasileiro de Ensino

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13197

Palavras-chave:

Proporcionalidade e Razoabilidade. Ato Administrativo Discricionário. Controle Jurisdicional.

Resumo

Por meio da presente pesquisa, buscou-se através de um levantamento teórico conceitual, tratar sobre o controle jurisdicional sobre o ato administrativo discricionário a partir da análise do Agravo em Recurso Especial nº 1.806.617/DF. Atêm-se que o objetivo central consubstancia a analisar o referido precedente jurisprudencial do Superior Tribunal de Justiça quanto aos pressupostos autorizadores da intervenção jurisdicional. Mediante a metodologia de pesquisa bibliográfica foi possível realizar um estudo prévio acerca do controle jurisdicional sobre o ato discricionário e assim, investigar profundamente o estudo do caso. Noutra via, a adoção do método indutivo foi crucial para realizar um melhor aprofundamento do instituto. Reunidas as condições necessárias para desenvolver o estudo, problematizou-se a delimitar a análise do controle jurisdicional sobre o ato administrativo sob o viés do Agravo em Recurso Especial nº 1.806.617/DF. De outro modo, constatou-se que o mérito administrativo pode sofrer interferência externa mediante o controle jurisdicional, mas restringe-se aos aspectos de legalidade não adentrando nuclearmente nos elementos afigurativos como a subjetividade da conveniência e oportunidade. Percebeu-se que o princípio da proporcionalidade e razoabilidade exerce capital importância na fundamentação jurídica do interventivo controle.

Biografia do Autor

Alan Vargas da Cunha, Faculdade Gran Cursos

Especialista em Ciências Jurídicas aplicadas à Advocacia Pública pela Faculdade Gran Cursos. Especialista em Direito Processual Civil Aplicado pela Escola Brasileira de Direito (EBRADI). Especialista em Direito Público pela Faculdade Arnaldo Janssen (FAJ). Especialista em Direito e Processo Civil pela Faculdade Arnaldo Janssen (FAJ). Graduado em Direito pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA).

Marcelo Benetele Ferreira, Instituto Brasileiro de Ensino

Mestre em Direito Econômico e Desenvolvimento pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Especialista em Processo Civil, Negociação e Arbitragem pelo Centro Universitário e Faculdades (UNIFTEC). Especialista em Direito Penal e Processo Penal com capacitação para o Ensino no Magistério pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus (FDDJ). Especialista em Direito Ambiental e Urbanístico pela Universidade Anhanguera (UNIDERP). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Castelo Branco (UCB). Especialista em Direito Público pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (IMIH). Graduado em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).  

Downloads

Publicado

2024-03-11

Como Citar

Cunha, A. V. da, & Ferreira, M. B. (2024). O CONTROLE JURISDICIONAL SOBRE O ATO ADMINISTRATIVO DISCRICIONÁRIO: ANÁLISE DE CASO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 1110–1123. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13197