A EDUCAÇÃO FINANCEIRA CONTRA A ARMADILHA DO ENDIVIDAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS PELO EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

Autores

  • Eliane Alves de Souza Universidad Autónoma de Asunción – UAA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13185

Palavras-chave:

Crédito Consignado. Endividamento. Funcionalismo Público. Educação Financeira. Educação.

Resumo

Segundo dados recentes do Banco Central do Brasil (BACEN), os servidores públicos brasileiros estão muito endividados por uso excessivo do crédito consignado. Este artigo teve como objetivo diagnosticar alguns dos motivos que levam funcionários públicos ao endividamento através dessa linha de crédito “barata”, visto que suas taxas de juros são as menores e os prazos para quitação da dívida são os maiores oferecidos pelas instituições bancárias. Este trabalho avaliou as consequências do endividamento e o impacto da aquisição da habilidade financeira na relação do consumidor com seu dinheiro. Para atingir os objetivos declarados neste trabalho, realizou-se uma pesquisa descritiva e quanto aos meios se caracteriza como bibliográfica e documental. Através da análise de vários autores, foi possível constatar que a principal causa do endividamento do funcionalismo é o mau uso dos recursos oriundos desta linha de crédito. Não adianta o crédito ser “barato” se for contratado por quem não usa com inteligência seus recursos. A pesquisa concluiu que a Educação Financeira forma consumidores conscientes sobre o uso inteligente do dinheiro e do crédito e permite que eles desenvolvam atitudes, costumes e hábitos que lhes proporcionem uma vida mais equilibrada e sustentável.

Biografia do Autor

Eliane Alves de Souza, Universidad Autónoma de Asunción – UAA

Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Columbia del Paraguay, Doutoranda na Universidad Autónoma de Asunción – UAA; Especialista em Administração Estratégica pela Universidade Estácio de Sá, Brasil; Bacharel em Ciências Contábeis pela Federação das Faculdades Celso Lisboa, Brasil. Funcionária Pública Federal. 

Downloads

Publicado

2024-03-11

Como Citar

Souza, E. A. de. (2024). A EDUCAÇÃO FINANCEIRA CONTRA A ARMADILHA DO ENDIVIDAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS PELO EMPRÉSTIMO CONSIGNADO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 1014–1027. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13185