BENEFÍCIOS DOS ÁCIDOS GRAXOS ÔMEGA-3 NO PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO

Autores

  • Juliana Almeida Rossi de Freitas Faculdades Integradas Ipitanga- FACIIP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13142

Palavras-chave:

Ácidos graxos. Cicatrização. Anti-inflamatórios. Eicosanóides.

Resumo

A nutrição clínica através de diversos estudos busca evidenciar quais benefícios os nutrientes podem trazer a saúde dos indivíduos. O tema deste trabalho é de suma relevância para que os profissionais de saúde possam se empenhar por uma melhoria na qualidade dos cuidados prestados aos pacientes portadores de lesões cutâneas e a prevenção das mesmas. O presente estudo, realizado por meio de uma extensa revisão bibliográfica tem por objetivo, evidenciar a influência do ômega 3 na modulação à resposta inflamatória, uma vez que as pesquisas sobre este nutriente e o delineamento de seus efeitos podem trazer novos horizontes no tratamento de lesões cutâneas, com otimização na cicatrização. Os ácidos graxos ômega 3, que são essenciais, e do tipo poli-insaturados, apresentam efeitos importantes na minimização dos processos inflamatórios, pois reduzem a síntese de derivados do ácido araquidônico, diminuindo a formação de eicosanóides pró-inflamatórios, propiciando a produção das séries com menor capacidade inflamatória. O processo de cicatrização compreende três fases, a inflamatória ou exsudativa, proliferativa e regenerativa. Para que se tenha uma resposta satisfatória na cicatrização e regeneração tecidual, é necessário que haja uma reação inflamatória, porém os processos inflamatórios inapropriados ou excessivos podem agravar uma lesão, fazendo com que a mesma persista, retardando ou prejudicando o processo de cicatrização. Uma vez que o consumo de ácido graxo ômega 3 está de acordo com as recomendações diárias, conclui se que os efeitos pró inflamatórios do processo de cicatrização podem ser atenuados, resultando em uma reparação tecidual satisfatória.

Biografia do Autor

Juliana Almeida Rossi de Freitas, Faculdades Integradas Ipitanga- FACIIP

Nutricionista pela IBMR. Pós-graduada em Nutrição Ortomolecular e nutrigenômica com extensão em nutrigenética pela Faculdade Campos Elíseos. Pós-graduada em Medicina Tradicional Chinesa - Acupuntura e Eletroacupuntura pela Faculdades Integradas Ipitanga (FACIIP).

Downloads

Publicado

2024-03-07

Como Citar

Freitas, J. A. R. de. (2024). BENEFÍCIOS DOS ÁCIDOS GRAXOS ÔMEGA-3 NO PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 719–733. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13142