A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO CONTEXTO DA CULTURA DIGITAL E OS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13125Palavras-chave:
inteligência Artificial. Cultura Digital. Educação.Resumo
A atualidade tem experimentado uma série de transformações sociais desencadeada pelos avanços tecnológicos que facilitaram a execução de inúmeras atividades cotidianas, tanto nos afazeres domésticos das pessoas em geral quanto na rotina comercial e industrial das organizações. Essas inovações tecnológicas transformaram o mundo, substituíram atividades, potencializaram a criação de novas necessidades e instituíram uma nova era conhecida como “cultura digital” ou cibercultura. É nesse cenário de rápidas mudanças que vários setores tentaram se adaptar para obter os melhores resultados com o uso das ferramentas tecnológicas disponíveis para o avanço de suas atividades. A educação também foi um desses setores. Com a chegada da última geração de ferramentas de inteligência artificial (IA), educadores e instituições de ensino estão em busca de adaptar suas metodologias e abrir novos caminhos em prol do ensino e da aprendizagem. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo analisar como as recentes inovações e ferramentas de IA, como os chatbots, podem contribuir para a elaboração de novas metodologias de ensino e aperfeiçoar as já existentes. Para isso, serão revisados estudos científicos publicados nos últimos anos que abordam o tema, analisando as estratégias utilizadas pelos docentes que já fazem uso dessas ferramentas, seus benefícios e limitações no ensino e aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY