O FEMINICÍDIO ENTRE MULHERES NEGRAS E NÃO NEGRAS

Autores

  • Bárbara Reis Oliveira Universidade Estadual do Tocantins
  • Christiane de Holanda Camilo Universidade Estadual do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.13115

Palavras-chave:

Violência Doméstica. Feminicídio. Racismo. Marginalização.

Resumo

O feminicídio é uma realidade presente entre as mulheres, principalmente entre as mulheres negras que sofrem com o racismo até hoje perpetuado na sociedade brasileira. Por isso, o objetivo desse artigo é fazer a contraposição entre o feminicídio de mulheres negras e não negras; identificar que mesmo com o aparato de leis as mulheres negras continuam sendo mortas. A metodologia utilizada foi a pesquisa quali-quantitativa, fundada nos dados do IPEA de 2011 a 2022 nos casos de feminicídio no Brasil e a pesquisa bibliográfica e documental sobre o tema. Sendo identificado como resultado que as mulheres negras são mais vítimas de feminicídio quando comparado com as mulheres não negras, seja pelo racismo velado na sociedade ou a marginalização pela cor/raça.

Biografia do Autor

Bárbara Reis Oliveira, Universidade Estadual do Tocantins

Acadêmica pesquisadora da Faculdade de Direito da Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS.T em experiência na área de Direito, com ênfase em Direito. Foi membro do Centro Acadêmico do curso de Direito (CA) do Câmpus Palmas da Universidade estadual do Tocantins, como Diretora de Eventos - UNITINS - 2020 - 2021. Estagiária no Fórum da Comarca de Palmas - Gabinete da Central de Execuções Cíveis 07/2021 10/2021. Estagiária na Secretária da Fazenda 11/2021 - 10/2022. Estagiária na Justiça Federal 12/2022 - 09/2023. Auxiliar jurídico no escritório de advocacia Rosilene Reis - atualmente.

Christiane de Holanda Camilo, Universidade Estadual do Tocantins

Doutora em Sociologia (UFG), Mestre em Direitos Humanos (UFG), Especialista em Direito Público Graduada na área Jurídica e de Saúde. Professora, pesquisadora, consultora e palestrante na Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS nas áreas de Direito Constitucional, Políticas Sociais, Processo Constitucional, Direito Internacional, Direitos Humanos, Governança, Compliance, Direito Sistêmico e Justiça Restaurativa. Líder do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Violência, Estado e Sociedade (GP DIHVES), Direito Sistêmico, Consensual e Justiça Restaurativa (GPDS), Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Criminalidade e Violência - NECRIVI / UFG.

Downloads

Publicado

2024-02-29

Como Citar

Oliveira, B. R., & Camilo, C. de H. (2024). O FEMINICÍDIO ENTRE MULHERES NEGRAS E NÃO NEGRAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(1), 1712–1738. https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.13115