OS DESAFIOS APRESENTADOS PELO EDUCADOR DURANTE A PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13006Palavras-chave:
Educação. Desafios. Pandemia. Tecnologia. Aprendizado.Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo analisar as principais dificuldades enfrentadas pelo educador no processo ensino-aprendizagem em decorrência do avanço da Covid-19. Foram realizadas quatro entrevistas com professores dos Ensinos Infantil, Fundamental e Superior, das redes privada e pública, tendo sido aplicado um questionário . A transição das aulas presenciais para o ensino remoto, as disparidades de acesso à tecnologia e as dificuldades emocionais dos alunos tornaram-se obstáculos significativos e reais. O principal fator trazido pelos professores foi o comportamento e a dificuldade de concentração dos alunos. Outro fator relevante diz respeito à necessidade de haver um maior investimento quanto ao preparo dos docentes para o manejo de novas tecnologias que podem ser grandes aliadas no processo de interação com os alunos. Todos concordaram que aulas mais interativas possibilitam um maior acesso por parte do discente, tornando-as mais atrativas, interessantes e inclusivas. Em todas as entrevistas realizadas verificou-se que, apesar de todas as adversidades, o educador conseguiu se reinventar dinamizando novas formas de aprendizado, diminuindo, assim, o impacto da ausência presencial nos espaços escolares e demonstrando notável resiliência e adaptabilidade. Ao superarem tais desafios, nossos educadores estão moldando um futuro educacional mais robusto, focado na equidade e preparado para cenários imprevisíveis. Ao explorar esses temas, nossa discussão busca destacar não apenas os desafios, mas também as conquistas e os caminhos promissores que a educação acabou trilhando durante a pandemia.
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