OS DESAFIOS APRESENTADOS PELO EDUCADOR DURANTE A PANDEMIA

Autores

  • Maria da Conceição Beltrão de Santana Veni Creator Christian University
  • Morgana de Barros Farias Veni Creator Christian University
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13006

Palavras-chave:

Educação. Desafios. Pandemia. Tecnologia. Aprendizado.

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo analisar as principais dificuldades enfrentadas pelo educador no processo ensino-aprendizagem em decorrência do avanço da Covid-19. Foram realizadas quatro entrevistas com professores dos Ensinos Infantil, Fundamental e Superior, das redes privada e pública, tendo sido aplicado um questionário . A transição das aulas presenciais para o ensino remoto, as disparidades de acesso à tecnologia e as dificuldades emocionais dos alunos tornaram-se obstáculos significativos e reais. O principal fator trazido pelos professores foi o comportamento e a dificuldade de concentração dos alunos. Outro fator relevante diz respeito à necessidade de haver um maior investimento quanto ao preparo dos docentes para o manejo de novas tecnologias que podem ser grandes aliadas no processo de interação com os alunos. Todos concordaram que aulas mais interativas possibilitam um maior acesso por parte do discente, tornando-as mais atrativas, interessantes e inclusivas. Em todas as entrevistas realizadas verificou-se que, apesar de todas as adversidades, o educador conseguiu se reinventar dinamizando novas formas de aprendizado, diminuindo, assim, o impacto da ausência presencial nos espaços escolares e demonstrando notável resiliência e adaptabilidade. Ao superarem tais desafios, nossos educadores estão moldando um futuro educacional mais robusto, focado na equidade e preparado para cenários imprevisíveis. Ao explorar esses temas, nossa discussão busca destacar não apenas os desafios, mas também as conquistas e os caminhos promissores que a educação acabou trilhando durante a pandemia.

Biografia do Autor

Maria da Conceição Beltrão de Santana, Veni Creator Christian University

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Direito Civil e Processo Civil pela Escola Judicial de Pernambuco (Esmape). Conciliadora do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). 

Morgana de Barros Farias, Veni Creator Christian University

Bacharel em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo). Especialista em Direito Penal e Processo Penal pela Escola Judicial de Pernambuco (Esmape). Conciliadora do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

Maria Pricila Miranda dos Santos, Veni Creator Christian University

Doutora em Geografia pela UFPE. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University.

Downloads

Publicado

2024-03-07

Como Citar

Santana, M. da C. B. de, Farias, M. de B., & Santos, M. P. M. dos. (2024). OS DESAFIOS APRESENTADOS PELO EDUCADOR DURANTE A PANDEMIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 632–640. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13006