APLICABILIDADE DA LEI 8.666 E SEU INTUITO COM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Autores

  • Hiram César Borges Gogia Instituição Faculdade Ibra de Brasília – FABRAS
  • Bruna Valente Feliciani Instituição Faculdade Ibra de Brasília – FABRAS
  • Alberto Freitas de Andrade Instituição Faculdade IBRA de Brasília - FABRAS
  • Natiele Pozzebon do Amaral Instituição Faculdade IBRA de Brasília - FABRAS
  • Graciela Rodrigues Trindade Instituição Faculdade IBRA de Tecnologia - FITEC
  • Acassio Valente Feliciani

Palavras-chave:

Licitação. Desenvolvimento sustentável.

Resumo

Na contemporaneidade, a busca por um desenvolvimento que seja economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente sustentável tornou-se um imperativo global. Nesse contexto, a legislação desempenha um papel fundamental na orientação das práticas e políticas públicas que visam alcançar tais objetivos. No Brasil, a Lei 8.666, conhecida como a Lei de Licitações, representa um marco regulatório essencial para a contratação de bens e serviços pela Administração Pública. Este livro digital propõe uma análise sobre a interseção entre a Lei 8.666 e o desenvolvimento sustentável, destacando a importância das licitações sustentáveis como instrumento para promover práticas mais responsáveis e alinhadas com os princípios da sustentabilidade.

No tópico sobre a Lei 8.666/93 estabelece as normas gerais sobre licitações e contratos administrativos no âmbito da Administração Pública brasileira. Seu principal objetivo é garantir a seleção da proposta mais vantajosa para a Administração e a igualdade de condições entre os concorrentes. No entanto, ao longo dos anos, a interpretação e aplicação dessa lei têm evoluído, considerando não apenas o aspecto econômico, mas também social e ambiental.

Em seguida, o livro discutirá o conceito de desenvolvimento sustentável, popularizado pelo Relatório Brundtland de 1987, tem em vista conciliar o crescimento econômico com a preservação ambiental e a justiça social, atendendo às necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem às suas próprias necessidades. Assim, o desenvolvimento sustentável requer uma abordagem integrada que considere não apenas os aspectos econômicos, mas também os sociais e ambientais das atividades humanas.

Na sequência, os autores apresentam as impressões sobre as licitações sustentáveis, surgem como uma ferramenta para promover o desenvolvimento sustentável por meio das contratações públicas. Essa abordagem visa incorporar critérios ambientais, sociais e econômicos nas licitações, incentivando a adoção de práticas mais sustentáveis ao longo de toda a cadeia de suprimentos. Isso pode incluir desde a preferência por produtos e serviços com menor impacto ambiental até a promoção da inclusão social e da igualdade de oportunidades.

Em condição de remate, o livro evidencia que a Lei 8.666, possui grande potencial para contribuir com o desenvolvimento sustentável, desde que adequadamente interpretada e aplicada. As licitações sustentáveis representam uma oportunidade para a Administração Pública fomentar práticas mais responsáveis e alinhadas com os princípios da sustentabilidade, gerando benefícios não apenas para o meio ambiente e a sociedade, mas também para a própria eficiência e eficácia das contratações públicas. Portanto, cabe aos gestores públicos e demais envolvidos no processo licitatório adotar uma abordagem proativa e comprometida com a promoção do desenvolvimento sustentável em todas as suas dimensões.

 

Os autores

Biografia do Autor

Hiram César Borges Gogia, Instituição Faculdade Ibra de Brasília – FABRAS

Graduado em Direito. Pós-Graduação em INTELIGÊNCIA POLICIAL E PRISIONAL – Instituição Faculdade Ibra de Brasília – FABRAS.

Bruna Valente Feliciani, Instituição Faculdade Ibra de Brasília – FABRAS

Graduada em Administração. Pós-Graduação em INTELIGÊNCIA POLICIAL E PRISIONAL – Instituição Faculdade Ibra de Brasília – FABRAS.

Alberto Freitas de Andrade, Instituição Faculdade IBRA de Brasília - FABRAS

Graduado em Jornalismo. Pós-Graduação em Gestão de Segurança Pública – Instituição Faculdade IBRA de Brasília - FABRAS.

Natiele Pozzebon do Amaral, Instituição Faculdade IBRA de Brasília - FABRAS

Graduada em Educação Física. Pós-Graduação em Gestão de Segurança Pública – Instituição Faculdade IBRA de Brasília - FABRAS.

 

Graciela Rodrigues Trindade, Instituição Faculdade IBRA de Tecnologia - FITEC

Graduada em Gestão Ambiental. Pós-Graduação em Direitos Humanos e Perícia Criminal – Instituição Faculdade IBRA de Tecnologia - FITEC.

Acassio Valente Feliciani

Graduado em Tecnologia em irrigação e Drenagem. 

Downloads

Publicado

2024-02-20

Como Citar

Gogia, H. C. B., Feliciani, B. V., Andrade, A. F. de, Amaral, N. P. do, Trindade, G. R., & Feliciani, A. V. (2024). APLICABILIDADE DA LEI 8.666 E SEU INTUITO COM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12–73. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/12972

Edição

Seção

E-books

Categorias