OS VIESES DA EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA NO BRASIL E OS SEUS MEANDROS

Autores

  • Luciana Garcia Torino Universidade do Tocantins
  • Keilor da Silva de Sousa Universidade Católica de Pelotas
  • Jesus Alves Rodriguez Universidade Católica de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12961

Palavras-chave:

Evolução. Educação de Jovens e Adultos. Metodologia. Aprendizagem.

Resumo

Partindo-se da premissa de que a alfabetização não é apenas um ato mecânico que visa à memorização de letras e números em prol de um sentido e construção de frases, mas sim o aprimoramento do aprendizado em consonância ao conhecimento de mundo do aluno, o presente trabalho tem como objetivo apresentar o percurso da evolução da política pública Educação de Jovens e Adultos - EJA no Brasil, o qual foi se desenhando em meados do século XX com a Lei Rocha Vaz que criou várias escolas noturnas, bem como apresentar os perfis que fazem parte do programa, a importância de se adotar novos métodos de avaliação, além da tradicional nota proferida numa prova, assim como não infantilizar o aprendizado dos jovens e adultos de modo a valorizar os conhecimentos trazidos pelos educandos. Neste sentido, acredita-se que a o processo de ensino-aprendizagem deste público deve partir da realidade da qual os educando fazem parte. Logo, para a elaboração do estudo em tela, realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico com vistas a evidenciar a trajetória evolutiva da política pública EJA no Brasil e a sua relevância justifica-se em razão de apresentar subsídios acerca da importância de se adotarem novas metodologias de ensino para ministrar os conteúdos da grade curricular em prol de uma aprendizagem significativa e para que não haja a demasiada evasão de alunos.

 

Biografia do Autor

Luciana Garcia Torino, Universidade do Tocantins

Fundação Universidade do Tocantins, Curso Superior em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. 

Keilor da Silva de Sousa, Universidade Católica de Pelotas

Direito, Universidade Católica de Pelotas. 

Jesus Alves Rodriguez, Universidade Católica de Pelotas

Tecnologia em processamento de dados UCPel - Universidade Católica de Pelotas.

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Publicado

2024-02-15

Como Citar

Torino, L. G., Sousa, K. da S. de, & Rodriguez, J. A. (2024). OS VIESES DA EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA NO BRASIL E OS SEUS MEANDROS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(1), 990–1004. https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12961