TDAH - COMO COMPREENDER ESTAS QUATRO LETRAS TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12960Palavras-chave:
TDAH. Diagnóstico. Educação. Intervenção. Orientação.Resumo
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH, segundo o DSM – V, é um transtorno neurobiológico e não um transtorno de aprendizagem, porém há confusões devido seus sintomas serem semelhantes, ou seja, a falta de atenção, concentração, dificuldade para ler e ser alfabetizado. Propomos neste trabalho para o leitor compreender como é o TDAH, quais os sintomas visíveis que poderão ser notados pela família e escola. O diagnóstico precoce facilita a intervenção e desenvolvimento, visto que, somente um profissional especializado poderá identificar os sintomas são de TDAH. Para isto há protocolos a serem aplicados, anamnese realizada com pais e professores, com o intuito de identificar e pontuar quais são os prejuízos a serem tratados incialmente. O artigo traz em seu conteúdo, orientações de como a família e os profissionais podem desenvolver um trabalho em parceria para melhorar a qualidade de vida dos TDAH. Sabe-se que a organização e rotina não fazem parte da vida de um TDAH, porém, é necessário que este tenha alguém em sua vida afim de auxiliar suas tarefas do dia a dia, com este objetivo o presente artigo traz em seu conteúdo quadro com rotinas diárias, onde pode ser alterado de acordo com a necessidade de cada pessoa. Por fim, ressaltamos a importância da família no convívio entre, escola, terapias e profissionais da saúde quando assim for necessário. Para a realização deste trabalho, optamos por leituras, pesquisa em sites e experiencia em atendimento clínico e atuação escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY