MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS: A IMPORTÂNCIA PARA A GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS NA SAÚDE PÚBLICA

Autores

  • Newton Alex Felipe de Souza Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal
  • Diógenes José Gusmão Coutinho Universidade Federal de Pernambuco-UFPE
  • Fernanda da Silva Vieira Centro Universitário de Brasília - CEUB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12959

Palavras-chave:

Mapeamento de competências. Saúde pública. Gestão em saúde. Gestão de pessoas.

Resumo

Nos últimos anos, diante da globalização e dos avanços tecnológicos foram elaboradas várias políticas de saúde e o conceito competência tem ganhado destaque na saúde pública. Atualmente, a competência representa uma característica fundamental na estratégia de negócios e na gestão da saúde pública, uma vez que o avanço tecnológico e a competitividade têm exigido profissionais com uma capacidade de desempenhar suas funções com alta performance nas diversas situações e ambientes de trabalho. Podemos afirmar que é preciso ter profissionais com as competências necessárias desenvolvidas para se obter êxito em seu trabalho na saúde pública (TilsonI, 2004). A partir dessas  reflexões,  este estudo visa abordar a  importância do mapeamento de competências para a gestão estratégica de pessoas na saúde pública. Para atingir os objetivos deste estudo, foi realizado um estudo qualitativo bibliográfico com análise da literatura aludida ao tema. Foi realizada uma busca nas principais revistas científicas sobre o tema proposto. Ao longo do desenvolvimento desta pesquisa por meio da análise bibliográfica, foi possível identificar as principais definições e desafios relacionados aos serviços de saúde pública no Brasil, bem como compreender os principais conceitos relativos à gestão por competências. Esse estudo mostra como o mapeamento das competências é indispensável na implantação do modelo de gestão por competências, bem como um instrumento eficiente para a elaboração do plano de capacitação.

Biografia do Autor

Newton Alex Felipe de Souza, Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal

Mestre em Gestão da Saúde pela Emil Brunner World University. Enfermeiro na Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. 

Diógenes José Gusmão Coutinho, Universidade Federal de Pernambuco-UFPE

Doutor em Biologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor na Christian Business School.

Fernanda da Silva Vieira, Centro Universitário de Brasília - CEUB

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste Paulista - UnoEste. Professora no Centro Universitário de Brasília - CEUB. 

Downloads

Publicado

2024-02-15

Como Citar

Souza, N. A. F. de, Coutinho, D. J. G., & Vieira, F. da S. (2024). MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS: A IMPORTÂNCIA PARA A GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS NA SAÚDE PÚBLICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(1), 855–875. https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12959