EDUCAÇÃO SEXUAL COMO UM INSTRUMENTO DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA AFETIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.12958

Palavras-chave:

Educação Sexual. Diretos Humanos. Violência afetiva.

Resumo

Foi objetivo do estudo: relacionar o direito humano à educação sexual com a prevenção da violência afetiva e seus agravos. Partindo da estratégia de estudo teórico, com abordagem exploratório-descritiva e questionando se a educação sexual pode agir como instrumento de combate a violências e agravos a saúde mental. Para tal foram estudadas obras de rigor científico acerca da educação em diretos humanos, educação sexual, violência afetiva, sobre a prevenção de seus agravos, assim como legislações domésticas e internacionais. Foi evidenciado que a educação sexual de cunho formal possui aspectos que permitem desenvolver um maior senso crítico sobre as experiências vividas dentro de relações, assim como obter clareza sobre mecanismos de repressão e elaborar valores afetivos a partir de um de questionamento sobre os próprios comportamentos e de seus pares, criando comunicações interpessoais mais saudáveis, o que permite combater comportamentos danosos dentro das relações e evitar agravos desencadeados por estes.

Biografia do Autor

Francisco Railan Alves de Moraes, Universidade Estadual do Piauí-UESPI

Enfermeiro pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Especialista em Gestão Educacional e Docência do Ensino Básico e Superior (ESTRATEGO) e Administração Hospitalar e Serviços de Saúde (UNIFATECIE). Pesquisador interdisciplinar do Grupo de Estudos e Pesquisas Esperança Garcia (GEPEG/UESPI/CNPq).

Antonia Marina de Jesus Oliveira, Universidade Estadual do Piauí

Graduada em Serviço Social pelo Instituto de Educação Superior Raimundo Sá; Graduanda em Direito pela Universidade Estadual do Piauí.

Michael Junior de Oliveira Luz, Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI

Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual do Piauí, UESPI especialista em Educação Física Escolar pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI) 

Elvis Gomes Marques Filho, PPGD/UFPA

Mestre em Direitos Humanos (PPGD/UFMS). Doutorando em Direitos Humanos (PPGD/UFPA). Professor dedicação exclusiva da UESPI. Líder do Grupo de Pesquisa Esperança Garcia. (GEPEF/UESPI/CNPq). 

Downloads

Publicado

2024-03-11

Como Citar

Moraes, F. R. A. de, Oliveira, A. M. de J., Luz, M. J. de O., & Marques Filho, E. G. (2024). EDUCAÇÃO SEXUAL COMO UM INSTRUMENTO DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA AFETIVA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 1050–1066. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.12958