A CULTURA DO CANCELAMENTO: INFLUÊNCIA MIDIÁTICA E A SAÚDE MENTAL DO JOVEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12951

Palavras-chave:

Cultura do cancelamento. Intolerância. saúde mental. Comportamento juvenil.

Resumo

A atual cultura do cancelamento presente nas redes sociais, através da intolerância e rigidez aos padrões nela existentes reflete em consequências na saúde mental, principalmente na população jovem. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi analisar a influência da mídia no comportamento e saúde mental dos jovens através da cultura do cancelamento. Realizou-se uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, por meio de um questionário on-line, com amostra de 56 participantes na faixa etária entre 18 e 24 anos, residentes do município de Campina Grande-PB. Os dados coletados da pesquisa foram examinados através do software Iramuteq. Na análise da Nuvem de Palavras, estabeleceu uma frequência significativa do termo “não” e através da Classificação Hierárquica Descendente, os resultados foram distribuídos nas seguintes classes: exclusão social (16,3%), padrões sociais (17,7%), prejuízos psicológicos (23,1%), influência midiática (15%), rejeição (12,2%) e internet (15,7%). Portanto, o resultado principal mostra deterioração da saúde mental.

Biografia do Autor

Marcela Souza Gama Monteiro, Centro Universitário Maurício de Nassau

Graduada em psicologia pelo Centro Universitário Maurício de Nassau de Campina Grande (PB); Psicóloga do Caps I-Secretaria de Saúde de Campina Grande.

Vanessa Dias Cabral, Centro Universitário Maurício de Nassau

Graduada em psicologia pelo Centro Universitário Maurício de Nassau de Campina Grande (PB); Psicóloga do Centro Pop (Secretaria de Assistência Social de Campina Grande).

Leconte de Lisle Coelho Junior, Centro Universitário Maurício de Nassau

Docente do Curso de Psicologia do Centro Universitário Maurício de Nassau de Campina Grande (PB).

Downloads

Publicado

2024-02-23

Como Citar

Monteiro, M. S. G., Cabral, V. D., & Coelho Junior, L. de L. (2024). A CULTURA DO CANCELAMENTO: INFLUÊNCIA MIDIÁTICA E A SAÚDE MENTAL DO JOVEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(1), 1453–1465. https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12951