RELAÇÃO FAMÍLIA/ESCOLA E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS/AS ALUNOS/AS: UM DIÁLOGO PAUTADO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12844Palavras-chave:
Família/Escola. Estágio Supervisionado. Processo de aprendizagem.Resumo
Este artigo é resultado de um trabalho de conclusão de curso de graduação e foi produzido por meio de um relato de experiência de duas licenciandas. Tem como objetivo analisar a partir das experiências do Estágio Supervisionado II, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a importância da relação Família/Escola para o desenvolvimento educativo dos/das discentes, de escolas públicas municipais, localizadas em dois municípios distintos do sudeste da Bahia. E como objetivos específicos: identificar os principais desafios para a construção da relação Família/Escola; apresentar as estratégias utilizadas pela escola para envolver as famílias no processo educativo; compreender os resultados obtidos mediante a participação das famílias na vida escolar dos/as alunos/as. O estudo foi realizado a partir dos relatos de experiências vivenciadas por duas estagiárias, durante a participação nas várias etapas do Estágio, realizado no segundo semestre do ano de 2022, em turmas de 2º Ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Adotou o método (auto)biográfico que possibilitou a narração de experiências pautada na reflexão. O estudo é de cunho analítico-descritivo e de natureza qualitativa. As informações foram produzidas a partir de nossas vivências, experiências, como também foram produzidas pela utilização dos registros realizados tanto no diário de bordo quanto nos relatórios de estágio. Os resultados sugerem que os/as discentes que são acompanhados/as pelas suas famílias, tanto na escola, como em casa, mediante auxílio com atividades de casa e motivação com o processo de aprendizagem, tendem a apresentar melhor desempenho e desenvolvimento educacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY