RELAÇÃO FAMÍLIA/ESCOLA E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS/AS ALUNOS/AS: UM DIÁLOGO PAUTADO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores

  • Maria do Carmo Santos Monteiro Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC
  • Edlene Correia Santana Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC
  • Gleydson da Paixão Tavares Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12844

Palavras-chave:

Família/Escola. Estágio Supervisionado. Processo de aprendizagem.

Resumo

Este artigo é resultado de um trabalho de conclusão de curso de graduação e foi produzido por meio de um relato de experiência de duas licenciandas. Tem como objetivo analisar a partir das experiências do Estágio Supervisionado II, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a importância da relação Família/Escola para o desenvolvimento educativo dos/das discentes, de escolas públicas municipais, localizadas em dois municípios distintos do sudeste da Bahia. E como objetivos específicos: identificar os principais desafios para a construção da relação Família/Escola; apresentar as estratégias utilizadas pela escola para envolver as famílias no processo educativo; compreender os resultados obtidos mediante a participação das famílias na vida escolar dos/as alunos/as. O estudo foi realizado a partir dos relatos de experiências vivenciadas por duas estagiárias, durante a participação nas várias etapas do Estágio, realizado no segundo semestre do ano de 2022, em turmas de 2º Ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Adotou o método (auto)biográfico que possibilitou a narração de experiências pautada na reflexão. O estudo é de cunho analítico-descritivo e de natureza qualitativa. As informações foram produzidas a partir de nossas vivências, experiências, como também foram produzidas pela utilização dos registros realizados tanto no diário de bordo quanto nos relatórios de estágio. Os resultados sugerem que os/as discentes que são acompanhados/as pelas suas famílias, tanto na escola, como em casa, mediante auxílio com atividades de casa e motivação com o processo de aprendizagem, tendem a apresentar melhor desempenho e desenvolvimento educacional.

Biografia do Autor

Maria do Carmo Santos Monteiro, Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC

Licencianda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus (Ba) - Universidade Aberta do Brasil (UAB).  Assistente de Classe de Creche da Rede Municipal de Amargosa (Ba).

Edlene Correia Santana, Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC

Licencianda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus (Ba) - Universidade Aberta do Brasil (UAB). Funcionária Pública da Prefeitura Municipal de Mutuípe (Ba).

Gleydson da Paixão Tavares, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutorando em Educação Científica e Formação de Professores – PPG ECFP, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB / Canpus Jequié-Ba. Técnico Universitário da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Ilhéus-Ba e Professor-Tutor do Curso de Pedagogia EaD/UESC.

 

Downloads

Publicado

2024-01-24

Como Citar

Monteiro, M. do C. S., Santana, E. C., & da Paixão Tavares, G. (2024). RELAÇÃO FAMÍLIA/ESCOLA E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS/AS ALUNOS/AS: UM DIÁLOGO PAUTADO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(12), 1183–1200. https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12844