GESTÃO POSITIVA NO AMBIENTE ESCOLAR: REPRESENTAÇÕES DO TRABALHO DA PATRULHA ESCOLAR EM ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Nayara Camargo Universidade Norte do Paraná-UNOPAR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12835

Palavras-chave:

Eficácia. Polícia Militar. Educação. Monitoramento. Interdisciplinaridade.

Resumo

A gestão positiva pode atuar de forma importante em diferentes contextos, com amplitude de contribuição e necessidade de compreensão de suas particularidades para exercício de boas práticas. A relação entre patrulha escolar e as instituições educacionais precisa pautar-se por processos éticos e estruturais, de modo que o objetivo do estudo foi analisar como diferentes pesquisadores compreendem a ação da patrulha escolar em sua relação com a gestão positiva, em suas potencialidades e desafios. Mediante pesquisa bibliográfica e qualitativa, destacam-se os resultados. Os autores e trabalhos escolhidos dialogam com a ação da patrulha escolar, salientando seus desafios e potencialidades. Dentre as possibilidades apontadas, reitera-se a capacitação necessária para o trabalho realizado, a interdisciplinaridade e o multiprofissionalismo. A pesquisa contribui para se compreender aspectos legislativos e técnicos da gestão positiva, com enfoque para a ação da patrulha escolar na interação com as escolas, bem como na verificação de defasagens e diálogos necessários para melhoria dos processos de atenção.

Biografia do Autor

Nayara Camargo, Universidade Norte do Paraná-UNOPAR

Graduação em Direito pela Universidade Norte do Paraná, UNOPAR. Especialização em Direito processual Penal pela Faculdade Educacional da Lapa, FAEL. Especialização em Gestão e Cenários Contemporâneos da Segurança Pública pela Faculdade do Grupo UNIASSELVI. Especialização em Direito Militar. FACULDADE UNINA. Especialização em Gestão de Recursos humanos. FACULDADE FOCUS. 

Downloads

Publicado

2024-01-22

Como Citar

Camargo, N. (2024). GESTÃO POSITIVA NO AMBIENTE ESCOLAR: REPRESENTAÇÕES DO TRABALHO DA PATRULHA ESCOLAR EM ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(12), 1042–1063. https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12835