ENTRE A REALIDADE E O ESPERANÇAR: A EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO FERRAMENTA PARA REORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE TRABALHO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12825

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde. Educação Permanente em Saúde. Processo de Trabalho.

Resumo

A proposta de Educação Permanente em Saúde (EPS), integra-se com ensino- serviço-comunidade, sendo implantada e executada de maneira que considere a apreensão da realidade nos processos de trabalho, constitui-se uma ferramenta de transformação institucional, coletiva e individual. Desta forma, refletir sobre a EPS proporciona a renovação do conhecimento, a construir cotidianos ligados a saberes populares e científicos que favoreçam a integração dos profissionais, compartilhando saberes e fortalecendo o trabalho em equipe direcionando com maior resolutividade os problemas de saúde do território. Identificar as repercussões da Educação Permanente como ferramenta para reorientação dos processos de trabalho na Atenção Primária à saúde em um município no interior da Paraíba. O estudo contempla as abordagens quanti-qualitativa, tendo como base a pesquisa de campo, exploratória, explicativa e descritiva, com aplicação de um formulário estruturado, realizado com os profissionais de nível superior e técnico que compõem as equipes das Estratégias de Saúde da Família. Foram descritivos e posteriormente analisados em dois eixos, como resultados mais relevantes identificou as principais dificuldades para a não execução das ações de EPS, sendo eles, a alta demanda de atendimentos clínicos, dificuldade com horários e adesão da equipe. Compreende que a EPS é uma política imprescindível para a reorientação dos processos de trabalho, mas que precisa ser fortalecida e fomentada entre os trabalhadores da APS, de forma que consiga elucidar conceitos e inclui-la no planejamento do processo de trabalho, superando as ações pontuais e promovendo estratégias de caminhos possíveis para sua materialização.

Biografia do Autor

Joanne Days de Sousa Nóbrega, Faculdade Integradas de Patos

Assistente Social, graduada em Serviço Social pela Faculdade Integradas de Patos, 2017. Especialista em Saúde Coletiva pelo Secretária de Saúde da Paraíba; Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Federal de Campina Grande- UFCG, Especialista em Atenção Primária a Saúde pelo Centro Universitário UNIFIP.

Fernanda Valentim Dantas, Universidade Federal de Campina Grande- UFCG

Assistente Social, graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Campina Grande- UFCG 2017; Especialista em Atenção Primária a Saúde pelo Centro Universitário UNIFIP; Residente em Saúde Coletiva pela Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba.

Carmen Silva Alves, Centro Universitário de Patos-UNIFIP

Mestra em Serviço Social (UFPB), docente do curso de Serviço Social do Centro Universitário de Patos – UNIFIP, Paraíba, Brasil.

Juciara Noara Santana de Araújo Costa, Universidade Federal da Paraíba

Psicóloga, graduada pela Universidade Federal da Paraíba (2018); Especialista em Atenção Primária à Saúde pelo Centro Universitário UNIFIP.

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Publicado

2024-01-31

Como Citar

Nóbrega, J. D. de S., Dantas, F. V., Alves, C. S., & Costa, J. N. S. de A. (2024). ENTRE A REALIDADE E O ESPERANÇAR: A EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO FERRAMENTA PARA REORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE TRABALHO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(1), 98–117. https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12825