ENTRE A REALIDADE E O ESPERANÇAR: A EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO FERRAMENTA PARA REORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE TRABALHO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12825Palabras clave:
Atenção Primária à Saúde. Educação Permanente em Saúde. Processo de Trabalho.Resumen
A proposta de Educação Permanente em Saúde (EPS), integra-se com ensino- serviço-comunidade, sendo implantada e executada de maneira que considere a apreensão da realidade nos processos de trabalho, constitui-se uma ferramenta de transformação institucional, coletiva e individual. Desta forma, refletir sobre a EPS proporciona a renovação do conhecimento, a construir cotidianos ligados a saberes populares e científicos que favoreçam a integração dos profissionais, compartilhando saberes e fortalecendo o trabalho em equipe direcionando com maior resolutividade os problemas de saúde do território. Identificar as repercussões da Educação Permanente como ferramenta para reorientação dos processos de trabalho na Atenção Primária à saúde em um município no interior da Paraíba. O estudo contempla as abordagens quanti-qualitativa, tendo como base a pesquisa de campo, exploratória, explicativa e descritiva, com aplicação de um formulário estruturado, realizado com os profissionais de nível superior e técnico que compõem as equipes das Estratégias de Saúde da Família. Foram descritivos e posteriormente analisados em dois eixos, como resultados mais relevantes identificou as principais dificuldades para a não execução das ações de EPS, sendo eles, a alta demanda de atendimentos clínicos, dificuldade com horários e adesão da equipe. Compreende que a EPS é uma política imprescindível para a reorientação dos processos de trabalho, mas que precisa ser fortalecida e fomentada entre os trabalhadores da APS, de forma que consiga elucidar conceitos e inclui-la no planejamento do processo de trabalho, superando as ações pontuais e promovendo estratégias de caminhos possíveis para sua materialização.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY