DIAGNÓSTICOS PRECOCES DE TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO: ESTUDO A PARTIR DA PERSPECTIVAS DAS FAMÍLIAS

Autores

  • Rodrigo Toledo Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Ricardo Fernandes da Silva Universidade Anhanguera
  • Beatriz Cantero Esteves Vitiello Paulino Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Laís Cunha da Costa Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12806

Palavras-chave:

Diagnóstico Precoce. Dificuldades de Aprendizagem. Escola. Psicologia Escolar. Transtorno de Déficit de Atenção.

Resumo

As dificuldades de aprendizagem são o motivo principal dos atendimentos psicológicos, especialmente no campo da Psicologia Escolar. Com o passar do tempo, foram desenvolvidos um conjunto de técnicas e teorias que validam ou questionam diagnósticos, principalmente os que sugerem a existência de dificuldades nos processos de escolarização, principalmente os que indicam o Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH). Diversas pesquisas destacam que esse tipo de diagnóstico encobre e, comumente, não reconhece aspectos sociais, econômicos, políticos e históricos que perpassam a constituição dos sujeitos. Dessa forma, essa pesquisa analisou os sentidos e significados construídos pelas famílias de crianças diagnosticadas com TDAH precocemente. A partir de entrevistas online realizadas com duas mães de crianças com diagnósticos de TDAH, analisamos os dados com base nas orientações da Análise Textual Discursiva e foram elaboradas duas categorias, intituladas: “O diagnóstico precoce: a patologização e a medicalização das crianças” e “Os desafios pré e pós-diagnóstico: as incidências na vida da criança e da família”. Entende-se que o diagnóstico precoce de TDAH pode levar a diversas questões que implicam na vida da criança e de sua família, em especial, a preocupação constante de que a criança não terá condições de aprender e com isso está condenada ao fracasso. Percebe-se que a falta de informação das famílias e o despreparo de alguns profissionais de psicologia e das equipes escolares, no que diz respeito a uma visão crítica das dificuldades na escolarização, parece ser elemento importante na produção de diagnósticos. Por fim, defendemos ser necessário produzir campanhas e orientações que reconheçam as diferenças presentes em todas as crianças e que superemos os preconceitos e estigmas que as crianças com diagnóstico precoce de TDAH carregam, seja no contexto escolar ou social.

Biografia do Autor

Rodrigo Toledo, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutor em Educação: Psicologia da Educação, Universidade Municipal de São Caetano do Sul e UNIP.

Ricardo Fernandes da Silva, Universidade Anhanguera

Psicólogo, Universidade Anhanguera.

Beatriz Cantero Esteves Vitiello Paulino, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Graduanda em Psicologia, Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Laís Cunha da Costa, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Graduanda em Psicologia, Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Downloads

Publicado

2024-01-17

Como Citar

Toledo, R., Silva, R. F. da, Paulino, B. C. E. V., & Costa, L. C. da. (2024). DIAGNÓSTICOS PRECOCES DE TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO: ESTUDO A PARTIR DA PERSPECTIVAS DAS FAMÍLIAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(12), 728–745. https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12806