DIAGNÓSTICOS PRECOCES DE TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO: ESTUDO A PARTIR DA PERSPECTIVAS DAS FAMÍLIAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12806Palavras-chave:
Diagnóstico Precoce. Dificuldades de Aprendizagem. Escola. Psicologia Escolar. Transtorno de Déficit de Atenção.Resumo
As dificuldades de aprendizagem são o motivo principal dos atendimentos psicológicos, especialmente no campo da Psicologia Escolar. Com o passar do tempo, foram desenvolvidos um conjunto de técnicas e teorias que validam ou questionam diagnósticos, principalmente os que sugerem a existência de dificuldades nos processos de escolarização, principalmente os que indicam o Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH). Diversas pesquisas destacam que esse tipo de diagnóstico encobre e, comumente, não reconhece aspectos sociais, econômicos, políticos e históricos que perpassam a constituição dos sujeitos. Dessa forma, essa pesquisa analisou os sentidos e significados construídos pelas famílias de crianças diagnosticadas com TDAH precocemente. A partir de entrevistas online realizadas com duas mães de crianças com diagnósticos de TDAH, analisamos os dados com base nas orientações da Análise Textual Discursiva e foram elaboradas duas categorias, intituladas: “O diagnóstico precoce: a patologização e a medicalização das crianças” e “Os desafios pré e pós-diagnóstico: as incidências na vida da criança e da família”. Entende-se que o diagnóstico precoce de TDAH pode levar a diversas questões que implicam na vida da criança e de sua família, em especial, a preocupação constante de que a criança não terá condições de aprender e com isso está condenada ao fracasso. Percebe-se que a falta de informação das famílias e o despreparo de alguns profissionais de psicologia e das equipes escolares, no que diz respeito a uma visão crítica das dificuldades na escolarização, parece ser elemento importante na produção de diagnósticos. Por fim, defendemos ser necessário produzir campanhas e orientações que reconheçam as diferenças presentes em todas as crianças e que superemos os preconceitos e estigmas que as crianças com diagnóstico precoce de TDAH carregam, seja no contexto escolar ou social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY