A FUNÇÃO DO PROFISSIONAL ATUANTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA DIANTE DOS DISTÚRBIOS ALIMENTARES

Autores

  • Cristiano Telles Ginar UFPEL
  • Alexandre Hoffmann Remboski UFPEL
  • Felipe Tavares Ribeiro Anhanguera
  • Diego Costa Lopes Fael
  • Bruno Pereira Soares Unopar
  • Er Petter Mendonça Ramos Uniasselvi

Resumo

Apresentamos este livro digital, uma obra meticulosamente elaborada para explorar a delicada interseção entre transtornos alimentares e atividade física, com especial ênfase no papel do profissional de Educação Física nesse contexto desafiador.

A jornada se inicia com uma introdução perspicaz, delineando os desafios enfrentados pelos indivíduos afetados por distúrbios alimentares e a crescente importância da intervenção eficaz por parte dos profissionais de Educação Física. Nesse prelúdio, oferecemos uma visão abrangente do cenário atual, preparando o terreno para a análise aprofundada que se desdobrará nas páginas seguintes.

A peça central desta obra, este capítulo desvenda as complexas relações entre os transtornos alimentares e a prática de atividades físicas. Exploramos a delicada balança entre os benefícios da atividade física para a saúde mental e os riscos associados ao seu uso inadequado por indivíduos afetados por anorexia nervosa, bulimia nervosa e outros distúrbios. Destacamos o papel crucial do profissional de Educação Física na identificação precoce, no tratamento personalizado e na promoção de uma abordagem equilibrada para a saúde e o bem-estar.

Encerramos esta obra com conclusões embasadas e reflexivas, resumindo as descobertas e insights obtidos ao longo da análise. Além disso, fornecemos orientações práticas para profissionais de Educação Física, visando fortalecer suas capacidades na abordagem dessas questões sensíveis, contribuindo assim para a construção de um ambiente mais saudável e inclusivo.

Ao mergulhar nas páginas deste livro digital, convidamos os leitores a refletirem sobre a função do profissional atuante na Educação Física diante dos desafios apresentados pelos distúrbios alimentares. Que esta obra seja um farol, guiando os profissionais, educadores e interessados para uma compreensão mais profunda e humanizada, transformando conhecimento em ação e promovendo mudanças significativas em nossa sociedade.

Os autores,

Biografia do Autor

Cristiano Telles Ginar, UFPEL

Engenharia de controle e automação - UFPEL

Alexandre Hoffmann Remboski, UFPEL

Ciências Sociais — UFPEL. 

Felipe Tavares Ribeiro, Anhanguera

Direito — Anhanguera.

Diego Costa Lopes, Fael

 Gestão pública — Fael.

Bruno Pereira Soares, Unopar

Gestão ambiental — Unopar.

Er Petter Mendonça Ramos, Uniasselvi

Bacharel em Educação física-Uniasselvi.

Downloads

Publicado

2024-02-05

Como Citar

Ginar, C. T., Remboski, A. H., Ribeiro, F. T., Lopes, D. C., Soares, B. P., & Ramos, E. P. M. (2024). A FUNÇÃO DO PROFISSIONAL ATUANTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA DIANTE DOS DISTÚRBIOS ALIMENTARES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11–58. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/12804

Edição

Seção

E-books

Categorias