A ARGUIÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL 976 E O BENEFÍCIO ASSISTENCIAL COMO POLÍTICA PÚBLICA PARA A POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA

Autores

  • Vinicius Soutosa Fiuza Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP
  • Miguel Horvath Jr PUC/SP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12783

Palavras-chave:

ADPF. Moradia primeiro. Aporofobia. Benefício de prestação continuada. superação da situação de rua.

Resumo

O presente artigo traz uma análise da possiblidade de utilização doo benefício assistencial de prestação continuada como forma de saída da situação de rua a partir da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 976. Em conjunto com políticas públicas que visam assegurar o direito à moradia primeiro (Housing First) e demais direitos fundamentais das pessoas em situação de sua, e partindo das três frentes estabelecidas na APDF como prioridades e etapas a serem combatidas para políticas públicas destinadas às pessoas em situação de rua, analisaremos como o benefício assistencial de prestação continuada, assegurado pela Constituição Federal, pode ser uma porta de saída para superação da vulnerabilidade social. Pontuaremos também sobre a aporofobia estatal e da sociedade, que necessariamente precisa ser superada para a solução ou mitigação do problema social que é o crescimento da população em situação de rua em nosso país, com o objetivo de levar dignidade ao povo da rua e na busca pela erradicação da pobreza e diminuição das desigualdades sociais.

Biografia do Autor

Vinicius Soutosa Fiuza, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Advogado, Especialista em Direito e Processo Previdenciário, Mestrando do Núcleo de Direito Previdenciário da Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP.

Miguel Horvath Jr, PUC/SP

Doutor em Direito Previdenciário pela PUC/SP. Procurador Federal. Professor de Direito Previdenciário junto à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado).

Downloads

Publicado

2024-01-16

Como Citar

Fiuza, V. S., & Horvath Jr, M. (2024). A ARGUIÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL 976 E O BENEFÍCIO ASSISTENCIAL COMO POLÍTICA PÚBLICA PARA A POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(12), 661–683. https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12783