ECONOMIA SOLIDÁRIA: BREVE REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Adriana Jéssica Quevedo de Mattos Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12749

Palavras-chave:

Economia solidária. Conceitos e definições. Economia solidária no Brasil.

Resumo

O presente artigo se propõe a descrever a Economia Solidária, com base em contribuições da literatura, evidenciando seus principais conceitos e definições, sua afirmação no mundo e as suas especificidades no contexto brasileiro. Tem por objetivo analisar sua influência, como contraponto ao modelo econômico capitalista, enquanto subsídio para abordagens inovadoras de organização social e comunitária. Metodologicamente, inclui revisão de literatura, baseada na técnica de pesquisa bibliográfica, organizada em torno de obras em formato impresso e eletrônico, disponíveis em sites de reconhecido valor acadêmico. No tópico dedicado à conceituação da Economia Solidária, merecem atenção as proposições de Santos (2002) e Leal e Rodrigues (2018) e Leonello (2010). Ao se apresentar a trajetória de afirmação do conceito no mundo, se sobressaem as produções de Costa e Jesus (2017), Gaiger, Ferrarini e Veronese (2018) e Macedo, Montanuci e Ferreira (2020). Finalmente, a análise da especificidade da Economia Solidária no Brasil tem por base as contribuições de Singer (2002) e Carvalho (2011). Conclusivamente, é possível afirmar que o Brasil construiu uma perspectiva própria com relação à Economia Solidária, a qual se deve à grande influência dos movimentos sociais em sua formatação e aplicação prática, produzindo resultados únicos frente à realidade de outros países.

 

Biografia do Autor

Adriana Jéssica Quevedo de Mattos, Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas da Universidade Federal da Fronteira Sul — UFFS.

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Publicado

2024-01-05

Como Citar

Mattos, A. J. Q. de. (2024). ECONOMIA SOLIDÁRIA: BREVE REVISÃO DA LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(12), 329–339. https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12749