ABORTO DE ANENCÉFALOS: UM DIREITO ADQUIRIDO

Autores

  • Leonel Godinho da Silva Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia Sul-Rio-grandense
  • Rafael Silva Kopereck Anhanguera Educacional
  • Giuliano Aldavez Nogueira Universidade Federal de Pelotas- UFPEL
  • Inácio Becker Lacerda Uniderp Anhanguera
  • Rudimar Silva de Melo Unopar
  • Kassius Aldo Ferrari Rotta Anhanguera

Resumo

O debate em torno do aborto terapêutico de fetos anencéfalos é complexo e envolve diversas questões éticas, religiosas, jurídicas e científicas. Neste livro digital, intitulado "Aborto de Anencéfalos: Um Direito Adquirido", tivemos em vista explorar essas temáticas de forma abrangente e esclarecedora.
Na introdução, apresentaremos uma visão geral sobre o tema, contextualizando-o no panorama atual da saúde pública e dos direitos reprodutivos.
Neste espeço, discutiremos os princípios fundamentais que norteiam o debate sobre o aborto de anencéfalos, destacando a importância do respeito à vida e à dignidade da pessoa humana.
Abordaremos aqui aspectos específicos relacionados ao aborto terapêutico, incluindo suas motivações, implicações éticas e médicas.
Exploraremos a relação entre o direito à vida, a dignidade da pessoa humana e a necessidade de garantir o acesso ao aborto terapêutico para gestantes de fetos anencéfalos.
Analisaremos as diferentes perspectivas religiosas sobre o aborto de anencéfalos, considerando as visões éticas e teológicas de diversas tradições religiosas.
Em seguida, o livro examinará a legislação vigente no Brasil em relação ao aborto de anencéfalos, bem como as decisões judiciais e os debates legislativos sobre o assunto.
Faremos uma abordagem científica sobre a anencefalia, suas causas, consequências médicas e psicossociais para os pais e familiares.
Discutiremos a polêmica decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que reconheceu a legalidade do aborto de fetos anencéfalos no Brasil, bem como seus desdobramentos e repercussões.
Na sequência, apresentaremos alguns exemplos de decisões judiciais relacionadas ao aborto de anencéfalos, destacando os diferentes posicionamentos adotados pelos tribunais.
Encerraremos o livro com reflexões finais sobre o tema, ressaltando a importância do diálogo interdisciplinar e do respeito à autonomia e dignidade das mulheres em decisões relacionadas à sua saúde reprodutiva.
Esperamos que este livro digital contribua para uma reflexão mais ampla e informada sobre o aborto de anencéfalos, promovendo o debate construtivo e o avanço no campo dos direitos humanos e da saúde pública.

Os autores,

Biografia do Autor

Leonel Godinho da Silva Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia Sul-Rio-grandense

Tecnologia em Sistemas para Internet — Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia Sul-Rio-grandense.

Rafael Silva Kopereck, Anhanguera Educacional

Direito — Anhanguera Educacional.

Giuliano Aldavez Nogueira, Universidade Federal de Pelotas- UFPEL

Graduado em administração — Universidade Federal de Pelotas.

Inácio Becker Lacerda, Uniderp Anhanguera

Tecnólogo em Gestão Pública- Uniderp Anhanguera.

Rudimar Silva de Melo, Unopar

Graduado em Administração- Unopar.

Kassius Aldo Ferrari Rotta, Anhanguera

Graduação em Administração — Anhanguera.

Downloads

Publicado

2024-02-15

Como Citar

Silva Junior, L. G. da, Kopereck, R. S., Nogueira, G. A., Lacerda, I. B., Melo, R. S. de, & Rotta, K. A. F. (2024). ABORTO DE ANENCÉFALOS: UM DIREITO ADQUIRIDO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11–76. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/12725

Edição

Seção

E-books

Categorias