SAÚDE ÚNICA E COMPLEXO TENÍASE/CISTICERCOSE: RELAÇÃO COM SANEAMENTO BÁSICO, ÁGUA LIMPA E EDUCAÇÃO SANITÁRIA

Autores

  • Ana Paula dos Santos Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ
  • Carolina Martins Kamiyama Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12719

Palavras-chave:

Saúde Única. Complexo Teníase/Cisticercose. Saneamento Básico. Água limpa. Educação sanitária.

Resumo

A Saúde Única é um conceito em ascensão que compreende a abordagem global que visa promover de forma sustentável a saúde humana, animal e ambiental. O complexo Teníase/Cisticercose é uma doença parasitária capaz de causar prejuízos econômicos, devido ao comprometimento de animais para consumo da população, bem como prejuízos a saúde do homem, tanto nas formas tratáveis como nas formas mais graves que podem levar a morte. O presente trabalho tem por objetivo principal apresentar como a Saúde Única e o completo Teníase/Cisticercose estão relacionados e como o tema é desenvolvido no ambiente escolar. Primeiramente foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema e depois elaborada uma palestra e um jogo que foi aplicado em uma escola pública no Município e Paty do Alferes. Tendo em vista que todas as pessoas têm direito a saneamento básico, água potável e condições adequadas de higiene pessoal e ambiental, a educação sanitária apresenta-se como uma ferramenta promotora da saúde do homem, do animal e do ambiente. Desta maneira é necessário que ações sejam elaboradas e aplicadas no ambiente escolar para que as crianças e adolescentes tenham conhecimento e que as famílias sejam atingidas pelo conhecimento acerca de doenças como a Teníase e Cisticercose, bem como sua forma de contágio, transmissão, controle e tratamento, a fim de melhoras as condições de saúde da população.

Biografia do Autor

Ana Paula dos Santos Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ

Graduanda em Biologia – UFRJ.

Carolina Martins Kamiyama, Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF

Bióloga - UFRJ, Mestre em Ciências e Tecnologia de Leite e Derivados - UFJF, Coordenadora de Educação Sanitária do Serviço de Inspeção Estadual SIE/RJ.

 

 

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

Silva, A. P. dos S., & Kamiyama, C. M. (2023). SAÚDE ÚNICA E COMPLEXO TENÍASE/CISTICERCOSE: RELAÇÃO COM SANEAMENTO BÁSICO, ÁGUA LIMPA E EDUCAÇÃO SANITÁRIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(12), 1–19. https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12719