APRENDENDO FRAÇÕES ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS

Autores

  • Ana Paula Pantoja Dias Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Dalmi Gama Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12683

Palavras-chave:

Jogos matemáticos. Educação. Ensino-aprendizagem.

Resumo

: O presente artigo tem como tema aprendendo frações através da utilização de jogos. O ensino de matemática nos espaços escolares é considerado por muitos alunos e professores algo de natureza complexa. Ao pensar em uma forma de redirecionar esta ideia muitos profissionais da área das ciências exatas tem buscado estudos que contemplam o tema. Esse artigo nasce da necessidade de compreender como as práticas desenvolvidas através dos jogos contribuem para o ensino e aprendizagem de frações. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa e levantamento bibliográfico. Tem por objetivo desenvolver nos alunos habilidades de identificar, classificar e resolver atividades com frações. Ao concluir essa pesquisa evidenciou-se que a utilização de jogos para o ensino de frações contribui significativamente para a aprendizagem da criança, aumenta a capacidade de raciocínio lógico e desperta na criança o interesse em participar das atividades, além de criar um vínculo maior com a disciplina.

Biografia do Autor

Ana Paula Pantoja Dias, Universidade Federal do Pará - UFPA

Discente do Curso Superior de Pedagogia, da Faculdade de Pedagogia Polo Universitário/Limoeiro do Ajuru, Universidade Federal do Pará. 

Dalmi Gama, Universidade Federal do Pará - UFPA

Docente do Curso Superior Curso de Pedagogia, da Faculdade de Pedagogia Polo Universitário/Limoeiro do Ajuru, Universidade Federal do Pará.

Downloads

Publicado

2024-01-02

Como Citar

Dias, A. P. P., & Gama, D. (2024). APRENDENDO FRAÇÕES ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(12), 199–210. https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12683